Prefeitura de São Luís realiza ação educativa de combate à Covid com uso incorreto de máscaras

Reprodução da página oficial da Prefeitura de São Luís. Leia Aqui
A foto dos mascotes da SMTT fazendo uso incorreto de máscaras foi o destaque no site oficial da prefeitura de São Luís, que “tem trabalhado de forma estratégica para combater a pandemia de coronavírus na capital”.
O trio participou da ação educativa “Sinal Vermelho para a Covid-19”; uma inciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que objetiva exatamente orientar os usuários do transporte coletivo sobre a importância do uso da máscara, dentre outras medidas individuais para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Nesta quarta foram distribuídos material de advertência, acompanhados de abordagens direta aos passageiros que se encontravam no Terminal Cohama/Vinhais.
Embora com o nariz ou parte dos lábios por fora da máscara, os mascotes, de acordo com a matéria, “de forma lúdica, também contribuíram para o ato de conscientização”.
Um estudo publicado na revista científica JMIR Public Health and Surveillance revela que, se a população não receber (e adotar) orientações adequadas de uso da máscara, o acessório pode contribuir para um aumento dos casos de Covid-19.
Segundo os cientistas, a máscara pode dar falsa sensação de proteção, de modo que os usuários descuidem das práticas corretas e de distanciamento. (Aqui)
Meu caro jornalista Raimundo Garrone,
Procuro todas as manhãs assistir e ler os noticiários da cidade e hoje deparei com a sua matéria sobre o uso incorreto das máscaras de proteção sanitária pelo bonecos da SMTT e gostaria de agradecer-lhe por isso. Iremos reparar imediatamente este erro, pois a nossa intenção, como todos sabem é de bem zelar pela saúde da população e combater a pandemia de Covid-19.
É importante que tenhamos pessoas como você, que estejam sempre atentas para os erros que possamos cometer, e como somos humanos, estamos sujeitos a erros. Ocorre meu presado, que seria muito bom que pessoas como você tivesse o mínimo bom senso de ver, reconhecer e repercutir, o esforço que a administração municipal tem feito no sentido de, como já disse anteriormente, “zelar pela saúde da população e combater a pandemia de Covid-19”.
Voltei ao seu Blog para rever a foto que você postou e vi que um dos três bonecos aparecem nela usando a máscara corretamente, enquanto os outros dois realmente estão usando o dispositivo da maneira incorreta, mas você não se deu o trabalho de ter sido correto e honesto em sua matéria e relatado esse fato, pois como sempre, suas matérias são no sentido de atacar aqueles que não comungam de sua mesma posição política e ideológica, e elogiar aqueles que pensam como você, fato que acaba por transforma-lo em um jornalista de público bem restrito.
Matérias como esta são importantes e reparadoras, só fico imaginando se alguém tão “bem intencionado” como você, não é capaz de fazer uma, mostrando o aumento de leitos exclusivos abertos pela prefeitura de São Luís, para pacientes de Covid, ou sobre a implantação do Rapidão São Luís, sistema de mobilidade urbana que fará com que as viagens em ônibus articulados sejam mais rápidas e contribuam para a diminuição dos aglomeramentos de passageiros.
Porque será que você é incapaz de ser justo em suas abordagens, por qual motivo você não consegue fazer uma matéria que não seja partidária e politizada da pior maneira possível!? Será que você não consegue entender que seus leitores conseguem entender que uma coisa é a notícia que você dá e outra é a conotação politiquesca e marrom, que você imprime nela? A quem você acha que engana, camarada!?
Atenciosamente,
Joaquim Haickel.
Meu nobre, se fosse apenas um dos três mascotes usando incorretamente a máscara já seria grave. Quanto aos leitos, primeiro seria bom que o Portal da Transparência da Prefeitura voltasse a publicar os dados sobre a Covid. Número de leitos, ocupação, etc. E da mesma forma também publicar os valores do convênio com o Hospital Universitário.