Logo
  • BOCA TORTA

    CRO/MA produz nota de repúdio fake para agredir jornalista e garantir aos odontólogos o direito de furar fila da vacina

    O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão lançou Nota de Repúdio contra  o jornalista Gilberto Leda por matéria Vacinação em São Luís tem até dentistas “furando filas”, acusando-o de disseminar desinformações a calúnias contra os odontólogos.

    Rafael de Carvalho Nunes ao invés de negar o fato, reafirma o direito da categoria à imunização como grupo prioritário, reiterado, inclusiva em recente atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, publicada no site do Ministério da Saúde no último dia 18.

    Ele pode até conservar os dentes, mas não pode meter a broca para modelar a edição do PNV, de   acordo com os interesses da categoria que acredita defender.

    Antes de soltarem os grupos caninos, ressalto o respeito pela profissão e que concordo plenamente que a Odontologia é integrante do grupo prioritário “ Trabalhadores da Saúde”, assim como também são os motoristas, secretárias, enfermeiros, bioquímicos, médicos, enfim, todo aquele que trabalha nos serviços de assistência à saúde, sem distinção entre quem está na linha de frente ou não no combate à pandemia.

    Agora, utilizar a Descrição dos grupos prioritários e recomendações para vacinação anexada ao plano de vacinação atualizado, igual foi anexada na primeira edição do plano, para extrair que os odontólogos estão incluídos nessa primeira etapa da imunização, é levar a categoria a furar a fila e atentar contra a saúde da população, ao deixar sem vacina os profissionais a postos na última fronteira em defesa da vida.

    Diretriz anexada na atualização do Plano Nacional de Operacionalização, dia 18 de janeiro

    Diretriz publicada no PNOV, dia 16 de dezembro

    Não vou me aventurar, por mais que se mostre evidente, a conjecturar sobre o que teria levado um presidente de um conselho de uma categoria tão importante a deturpar o teor atualizado do PNOV, publicado no site do Ministério da Saúde no último dia 18.

    No item 3 – População Alvo, página 7 do plano editado, o MS é claro ao ressaltar que “Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UF e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse extrato populacional”.

    Neste sentido, a ampla e justa definição de trabalhadores de saúde do grupo prioritários, foi reduzida aos “envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19”.

    Aproveito o embalo para atualizar o segundo parágrafo da Nota de Repúdio, lançada pelo CRO/MA contra o jornalista Gilberto Leda.

    “Primeiramente devemos destacar que a odontologia é uma profissão nobre que tem o dever de informar a população de forma isenta e, principalmente, responsável, devendo sempre averiguar fatos e transmitir a verdade. Claramente, o senhor Rafael Avellar de Carvalho Nunes, aqui intitulado odontólogo CRO/MA, acabou em sua Nota de Repúdio, disseminando informações equivocadas à população sobre o direito prioritário dos odontólogos à vacinação. Ao mesmo tempo que calunia a classe dos jornalistas, sem contudo, observar a veracidade dos fatos”.

    Se algum odontólogo furou a fila, conforme publicou o jornalista em seu blog, eu não sei.

    Mas qualquer que o faça, deve ser chamado pelo que merece.

    Policial de meganha.

    Jornalista de foca.

    Médico de barbeiro.

    Fotógrafo de fura-olho.

    Odontólogo de dentista!

                                        Veja a Nota de Repúdio do CRO/MA

    Leia Aqui o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina atualizado pelo Ministério da Saúde.

    2 comentários para “CRO/MA produz nota de repúdio fake para agredir jornalista e garantir aos odontólogos o direito de furar fila da vacina

    1. jose carlos silva disse:

      Garrone, a virulência do presidente do Conselho Regional de Odontologia talvez tenha sido alguma aula que aprendeu com determinados jornalistas, nos quais eu incluo vc, que quando tem suas ” vontades ” contrariadas, costumam destilar bílis nas pessoas. Bom dia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo