
Teve início na sexta-feira (9) a Consulta Pública pela internet para definição dos cursos de graduação a serem oferecidos pelo polo de educação superior da Universidade Estadual do Maranhão, Uema, no município de Bequimão.
A plataforma para a votação da comunidade estudantil de Bequimão foi apresentada pela pró-reitora de Graduação da Uema, Zafira Almeida, e pela coordenadora da Uemanet, Ilka Serra, acompanhadas do secretário adjunto de Estado de Comunicação, Robson Paz (Radiodifusão), e de técnicos da instituição, no Centro de Ensino Médio Manuel Beckman.
“Este é o início de um trabalho que certamente haverá de ser ampliado e dará muitos resultados para Bequimão, consolidando o município como polo importante educacional e economicamente da região”, afirmou a pró-reitora Zafira.
Estão disponíveis para votação pela internet os cursos de Física, Geografia, Pedagogia, Administração Pública (Bacharelado) e Gestão Comercial. Destes, os três com maior votação na Consulta Pública serão ofertados pela Uema, com 35 vagas para cada um. Serão ofertados três cursos de graduação no polo da Uema em Bequimão. A consulta pública será concluída em dez dias.As aulas devem ter início em 2020.
Para ter acesso aos cursos, os candidatos deverão prestar concurso vestibular específico para o polo Uema de Bequimão, cujo calendário será posteriormente divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação.
“O sonho do polo da Uema em nossa Bequimão deu mais um passo importante rumo à realidade. Momento marcante dialogar com os estudantes sobre os cursos oferecidos e a participação dos alunos no processo de consulta pública. Esta iniciativa é mais uma demonstração da sensibilidade do governador Flávio Dino com a educação e o cuidado com nosso município”, afirmou Robson Paz.
Vistoria
A equipe da Uema também visitou as instalações do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), unidade vocacional de Bequimão, para vistoriar o espaço que vai abrigar o polo da universidade no município.
O prédio foi aprovado pelos profissionais da Uema. Serão feitas adequações visando instalar laboratórios, biblioteca e rede de internet para os alunos.
A visita da comitiva da Uema e do governo do Estado foi acompanhada pelos gestores do Iema, Emerson Pereira; do CEM Manuel Beckman, Francisco Ferreira; pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Fredson; a presidente do PCdoB de Bequimão, Amércia Suzane, e o ex-vereador Elanderson.
