Blog do Garrone

Mais uma parceria:Flávio Dino e Edivaldo Holanda inauguram Praça da Lagoa

Praça da Logoa terá equipamentos de acessibilidade: parceria e pionerismo

Praça da Lagoa terá equipamentos de acessibilidade: parceria e pionerismo

A Praça da Lagoa vai ser entregue à população, mas já se destaca pelo pioneirismo. É o primeiro espaço público deste porte no Maranhão com equipamentos de acessibilidade. O parquinho construído no local possui brinquedos adaptados para as crianças com deficiência física. Somado aos demais itens de entretenimento, este diferencial faz da praça o maior complexo de lazer com a promoção de inclusão social. A praça será inaugurada pelo governador Flávio Dino neste sábado (25), em solenidade realizada a partir das 17h.

Dos oito brinquedos instalados no parquinho, dois são adaptados e podem ser usados por qualquer criança – um balanço e um carrossel. Dessa forma, as crianças socializam e têm respeitadas suas peculiaridades. A construção de uma rampa garante que o balanço seja acessível tornando possível a entrada da cadeira de rodas. A entrada no carrossel também é facilitada por uma rampa e possibilita ao cadeirante subir no brinquedo e colocá-lo em movimento sem auxílio de outras pessoas. Duas mesas de ping pong instaladas na praça são outro atrativo para diversão das crianças. Nos equipamentos adaptados a criança cadeirante tem autonomia para brincar.

“A ideia é justamente promover integração, sem separação, e é uma prioridade do governador Flávio Dino que sejam projetados espaços para socialização de todos, independente de faixa etária e com igualdade de condições”, ressaltou o arquiteto e projetista do espaço, Marcos Borges, que integra a equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Mais que uma opção de lazer, a praça é um espaço de inclusão, reitera o arquiteto. “A gestão mostra que se preocupa com a igualdade de condições e demonstra o respeito às crianças com deficiência”, avaliou Borges.

Um projeto importante, humano e muito bonito. É como define o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD), Dilson Bessa, sobre a iniciativa da praça inclusiva. Bessa avalia que este espaço pioneiro contribui para a construção da igualdade desde a infância, uma vez que possibilita os contatos sociais necessários para quebrar as barreiras de atitude. “Esse cenário inclusivo vai permitir que a criança veja que existem outras crianças diferentes dela, e, assim, vai assimilando com naturalidade este ambiente e enraizando em seu desenvolvimento a diversidade”, reforçou.

Bessa ressalta, ainda, como contribuição positiva do espaço o despertar de uma consciência social que vai influir na vida e nas relações dessa criança. “Vai influenciar diretamente nas relações afetivas, de estudo e trabalho na vida dela. Por tudo isso, eu vejo como extremante importante essas áreas com espaços para todos os públicos. Espaços democráticos, que respeitam a diversidade e assim constroem uma cidade inclusiva”, avaliou o presidente do conselho. A proposta é que a iniciativa se estenda a outros espaços públicos da capital.

Ações inclusivas – No Maranhão, são mais de 1,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 25% desta população no país, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A garantia de igualdade de condições e qualidade de vida para este segmento é prioridade da gestão Flávio Dino.

Entre as ações, estão o projeto Travessia – Serviço de Transporte Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas – que tem como objetivo garantir mobilidade e cidadania a esta população. O cadeirante poderá solicitar transporte para saúde, educação, trabalho e lazer, por meio de uma central. O programa inclui veículos tipo van, todos adaptados, climatizados e com espaço para acompanhantes e bagagens.

Outra ação inclusiva, o ‘Casa Cidadã’, promove realização de obras de acessibilidade nas residências de pessoas com deficiência para garantir a elas condições adequadas de locomoção. As melhorias de adaptação dependem da residência e da deficiência motora. Entre as adaptações são implantadas barras de sustentação, rampas de acesso e a adaptação de vãos. Ainda nas adaptações estão instalação de reboco nas paredes internas e externas das casas, pintura e a colocação de piso.

4 comentários sobre “Mais uma parceria:Flávio Dino e Edivaldo Holanda inauguram Praça da Lagoa

  1. Andre

    A praça ficou muito bonita. Passei Hoje pela manha lá. A cidade de Sao luis merece isso! Prefeitura e Estado estao de Parabens!

  2. Guimarães junior

    NOTA URGENTE.
    UM PESSOA AMIGA ESTÁ PRECISANSO DE AJUDA PARA CONSEGUIR UM LEITO NO HOSPITAL CARLOS MACIEIRA ou HOSPITAL GERAL
    ELA PRECISA FAZER UMA CIRURGIA DE URGÊNCIA NA CABEÇA, DEVIDO A UM INCHAÇO.
    ELA SE ENCONTRA NO SOCORRAO 1.
    O DR. ALAN RAVI ( NEUROCIRURGIÃO) ATENDEU E DISSE QUE É GRAVE.
    O NOME DA PACIENTE É :
    ANA CÉLIA SANTOS DE OLIVEIRA.
    DATA DE NASCIMENTO: 14/04/1969
    CONTATOS:
    TEL: 999080276 – Eunice (cunhada dela)
    TEL: 988569163 – NALDO (MARIDO DA PACIENTE)
    TEL: 982963550 / 999847038 (JOSY )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *