Zeca Baleiro manda recado pra Braide: “Cultura não pode ser promessa de campanha, tem que ser compromisso de todos os governantes”
Em mensagem de vídeo enviada ao movimento Cadê o Circo?, Zeca Baleiro rogou ao prefeito Eduardo Braide que realmente cumpra sua promessa de campanha e reative o Circo da Cidade Nelson Brito.
No 2o turno das eleições 2020, o então candidato prometeu durante o decisivo debate na TV Mirante, reativar não somente o Circo, mas também o Centro de Arte Japiaçu, a escola de música do município e o Teatro da Cidade.
Em um ano de gestão, nenhuma das propostas que constam de seu plano de governo para a área da Cultura protocolado no TRE-MA foi cumprida ou sequer ventilada.
No vídeo, Baleiro ressalta a importância histórica do circo como espaço democrático na formação de futuros artistas. E, de maneira categórica, defende o papel fundamental da Cultura na construção de uma sociedade cidadã.
“A Cultura não pode ser promessa de campanha, tem que ser compromisso de todos os governantes”, avisou.
Vinte e cinco anos depois de procurar por Stephen Fry, Zeca Baleiro sabe o que diz.
Assista
Sem registro oficial
Apesar do secretário municipal de cultura Marcos Duailibe ter dito na terça-feira à TV Mirante , que já estava trabalhando para estruturar e entregar o Circo da Cidade,; neste sábado ainda não havia nada publicado no site oficial da Prefeitura de São Luís., sobre o assunto.
Aliás, nem mesmo a página da Secult está atualizada. No link Equipamentos Municipais de Cultura constam apenas a Galeria Trapiche Santo Angelo, o Memorial e Praça Maria Aragão, a Biblioteca Municipal José Sarney e, por incrível que pareça, o Cine Teatro da Cidade, com horário de espetáculo de terça a domingo, de 13h às 22h.
O antigo Cine Roxy está fechado. Entre novembro e dezembro passados , o palco do teatro serviu apenas para sustentar as duas cadeiras, uma do apresentador, outra do convidado, do programa Papo de Artista; por lá gravado. Os vídeos estão na página do Cine Teatro no facebook. Não há nenhuma informação sobre as condições do teatro ou obras de reforma.
Ora, como é que o secretário, em meio a um movimento dos artistas cobrando a reabertura do circo, anuncia na TV que está trabalhando para entregar a obra, e não há uma vírgula sequer na página da prefeitura?
Em se tratando de uma promessa de campanha, não seria o prefeito Eduardo Braide o primeiro a fazer festa?
Será que as palavras do secretário Marcos Duailibe, são mais um número de malabarismo verbal nesse circo dos horrores?
1 comentários para “Zeca Baleiro manda recado pra Braide: “Cultura não pode ser promessa de campanha, tem que ser compromisso de todos os governantes””