Logo
  • UFMA ofertará a disciplina de pós-graduação “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”

    O Programa de Pós-Graduação em História da UFMA (PPGHIS) ofertará a disciplina “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil” ainda neste semestre. O principal objetivo será abordar, discutir e refletir, do ponto de vista das Ciências Humanas e Sociais, as razões e as consequências dos acontecimentos que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Roussef.

    De acordo com o coordenador da disciplina, o professor Lyndon de Araújo, trazer a questão desse momento da política brasileira para a sala de aula é importante devido aos desdobramentos desse acontecimento, que são perceptíveis até os dias de hoje: “A importância de ter uma disciplina como essa no programa, está no fato de pensarmos em refletir de maneira crítica esse momento político que nós estamos vivendo hoje, e que é resultado direto do que nós consideramos como golpe parlamentar, jurídico e midiático que aconteceu em 2016”, pontuou.

    Outro motivo que levou a criação da disciplina, em sua análise, foi a participação da pós-graduação em História da UFMA em um movimento de outras universidades que visam ministrar essa disciplina, cuja origem ocorreu na Universidade de Brasília, com o professor Luís Felipe Miguel, que sofreu resistência por parte do Governo Federal.

    A disciplina será ministrada por diversos professores, Arleth Borges e Marcus Baccega. A ementa do programa inclui o sistema político brasileiro, a democracia, a democratização e a (des) democratização, além dos desdobramentos da atual crise das questões do trabalho, da cultura e da justiça.

    Apesar de ser em nível de mestrado, a disciplina é aberta ao público e tem carga horária de 30 horas. Com vagas limitadas, a matrícula poderá ser feita até o dia 19 de março, na sala do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, que está localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária.

    As aulas ocorrerão a cada 15 dias, todas as quartas, das 8h às 12h. Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones (98) 3272-8391 e (98) 3272-8392.

    Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo