Logo
  • O ILUMINADO

    Simplício cria realidade paralela e faz do apagão um pretexto para autoglorificação. Ouça áudio.

    O secretário de Indústria, Comércio e Energia Simplício Araújo

    A atitude do secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) Simplício Araújo, que a princípio parecia uma digna prestação de serviço à população – até então perdida em meio ao apagão, sem enxergar nenhuma luz no fim do túnel – comunicando a previsão de retorno do fornecimento de energia elétrica, se transformou em uma simplória manifestação de egocentrismo e desvio de função.

    Simplício confundiu o fomento das atividades empresariais, tendo em vista sempre a criação de emprego e renda, com a defesa dos interesses do Capital.

    Embora, em outras ocasiões, exerça de igual forma o seu papel de secretário, os resultados expressos no vital engajamento do setor financeiro no combate ao coronavírus, superaram a ausência de distinção entre o cargo que ocupa e os empresários que atende.

    Desta vez, no entanto, fazer par de jarro com as empresas do setor elétrico é jogar às favas toda a cadeia produtiva gravemente danificada pelo apagão.

    Um minuto e dezenove segundos do áudio publicado no site/rádio central de notícias foi o suficiente para iluminar tamanho desatino. Espera-se, que passageiro.

    Se, por um lado, a triste cópia que faz de si exposta em ondas sonoras provoca reações adversas insuportáveis, daí não conter esse escrito de duras penas; por outro, não se pode negar a importância de sua escalação para que o time montado por Flávio Dino conquiste novos dias.

    Leia

    Apagão não pode passar em branco e EDP tem que ser responsabilizada por queda de cabo

    Sindicato diz que apagões que rondam o país são resultados da privatização do setor elétrico

    Simplício inicia o seu comunicado – não digo entrevista porque não há perguntas no áudio, apesar da saudação ao radialista Álvaro Luís  – dando provas de sua sublime noção de realidade.

    Enquanto, a cada minuto após às 8h30 aumentavam os bairros com reclamações nas redes sociais, ao que parece ele não percebeu por conta própria que estava sem luz. 

    “Hoje pela manhã, aqui na secretaria de Indústria e Comércio recebemos a notícia de um grande apagão na ilha de São Luís, ocasionado por um acidente, um cabo que está sendo colocado acima do cabo da Eletronorte em um determinado ponto, aqui próximo de Bacabeira. Esse cabo se rompeu e caiu sobre quatro cabos da Eletronorte, ocasionando o blecaute”.

    Viram aí, pela manhã, só soube do apagão porque recebeu a notícia, e pela tarde, horas depois de normalizado o fornecimento de energia, sequer sabia determinar o local exato do “acidente”!

    Equipe da Eletronorte que restabeleceu o sistema e pôs fim ao apagão provocado pela empresa EDP

    Mas é o que vem em seguida que nos faz entrar em choque.

    Após tomar conhecimento do apagão, ele se atribui o mérito de ter agilizado a solução do caso:

    “Nós de pronto recorremos à Equatorial, à EDP e também a Eletronorte e num esforço conjunto, nós conseguimos aí equacionar o problema resolvendo com muita rapidez e restabelecendo todo o sistema energético da grande Ilha”.

    Caboco bom, rapá!

    Se não fosse ele recorrer às empresas de energia, não haveria esforço conjunto, tampouco a destreza que deu fim a essa obscura manhã de sexta.

    Todavia, deu boi na linha.

    Além das notas publicadas pelas EDP, Equatorial e Eletronorte (Leia Aqui) não fazerem qualquer referência ao dinamismo e importância do nobre secretário para o restabelecimento do sistema, o Sindicato dos  Urbanitários registra em nota (leia Aqui) que foram os técnicos   da Eletronorte que foram imediatamente para o local e conseguiram resolver o problema em tempo recorde.

    Nesse mesmo embalo, o iluminado Simplício conclui sua fala agradecendo a quem deveria cobrar explicações, criando, inclusive, uma espécie de transparência para quem tem visão noturna.

    “Nos temos muito a agradecer à Equatorial, à Eletronorte e também à empresa EDP, que junto conosco fizeram com esse momento fosse um momento transparente para a população de São Luís, levando a cada momento informações sobre a situação e conseguimos equacionar o problema por volta das 11h32”.

    A Equatorial disparou uma nota protocolar hora depois do início apagão. A EDP e a Eletronorte pouco tempo depois.

    O último a sair apague a luz!

    Ouça o áudio.

    3 comentários para “Simplício cria realidade paralela e faz do apagão um pretexto para autoglorificação. Ouça áudio.

    1. Roberto disse:

      Você é injusto com o cara, ele foi dez nas informações, a cobrança dele sem dúvida resolveu o problema

    2. Charles Santos disse:

      se ele não tivesse feito o titulo da matéria seria : “CADÊ O SECRETÁRIO NUMA HORA DESSAS”???

      Gosto demais de tua linha editorial, mas nessa matéria, aplaudo o secretário.

      Esse tem compromisso em tudo o que faz.

    3. Marcos Lanin disse:

      Estranha essa tua postagem Garrone. És um jornalista lúcido e competente mas em toda essa tua análise tu esqueceste um detalhe: Simplício é Secretário de Estado de Indústria, Comércio E ENERGIA!! Portanto era de sua competência sim se envolver e se esforçar em busca de soluções para o episódio. Não entendo mesmo é pq, com base em desinformação, gastas tantas palavras pra desqualificar o Secretário, que atuou de maneira transparente dentro de suas competências (conforme designação do Governador do Estado) e no limite do possível, para em tratativas constantes colaborar na resolução do problema e ao mesmo tempo deixar a população bem informada, inclusive com previsão acertada do reestabelecimento dos serviços.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo