São Luís cai para 9ª colocação no ranking estadual e não é mais a capital da vacina
A capital da vacina já não é mais a mesma. São Luís caiu para o nono lugar no ranking da vacinação, segundo os números da Secretaria de Estado da Saúde. O mesmos que abastecem o consórcio de imprensa, formado pelos grandes veículos de comunicação do País.
Com 88,64% da população vacinada com as duas doses, a posição de São Luís é resultado do grande número de pessoas que não tomaram a segunda dose. A nova capital da vacina é Afonso Cunha, inclusive com mais de 100% da população vacinada.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, “os dados de público variável são projeções com base no IBGE e não certezas. Foi comum pessoas de outras cidades vacinarem-se onde a imunização andava mais rápido”.
A prefeitura de São Luís continua com seus postos de vacinação abertos. No entanto, não faz nenhuma campanha para convencer a população sobre a importância de completar o ciclo vacinal. Enquanto isso Bolsonaro e seus pastores de esquinas, deputados e vereadores bitolados formam uma frente ampla antivacina.
Além da perda do título de capital da vacina, São Luís é parte da regional metropolitana de saúde. Das 19 regionais que dividem o estado, a Metropolitana é a última colocada com 77,86% de sua população imunizada com duas doses.
Os outros municípios que compõe a Metropolitana de Saúde, são Paço do Lumiar (56,66%), São José de Ribamar (58,17%), Raposa (65,06%) e Alcântara (65,25%0).
Levantamento feito pelo blog mostra que 114 municípios estão com cobertura abaixo de 60%.
Por outro lado, a regional com melhor cobertura é a de Timon com 94,34%. Ao contrário da Metropolitana os quatro municípios Timon (88,09%), São Francisco do MA (76,63%), Matões (76,35%) e Parnarama (75,29%), estão bem acima da média vacinal dos 217 municípios do estado.
Centro do Guilherme, conhecido município controlado pelo deputado deputado Josimar do Maranhãozinho é o último no ranking da vacinação com apenas 33,48%.
Vacina não falta, o que falta é braço e mobilização social.
Garrone porque então o governador flavio dino não faz uma campnha estimulando ? não adianta so culpar braide , estamos só com 51% no maranhão , queria só entender