Logo
  • Prefeito Edivaldo e presidente do Iphan Kátia Bogéa entregam obras de restauração do Arthur Azevedo

    Restaurado com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Teatro Arthur Azevedo foi entregue à população na tarde desta quinta-feira (7). O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, participou do ato solene de entrega desse importante símbolo da cultura ludovicense. Ao lado da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e de representantes do poder público estadual, o gestor municipal destacou as iniciativas da Prefeitura de São Luís para a revitalização do Centro Histórico da cidade.

    O prefeito Edivaldo reforçou, ainda, a importância das parcerias para a execução das obras para recuperação de espaços e monumentos. “São Luís, especialmente essa região do Centro Histórico, tem recebido um grande volume de investimentos que envolvem os governos Federal, Estadual e Municipal. Em cada obra, a Prefeitura de São Luís intervém de forma especifica para a execução, além de, por iniciativa própria, desenvolver ações de revitalização do Centro Histórico”, destacou o gestor.

    A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, enfatizou que o trabalho conjunto é fundamental para a concretização dos projetos de reforma dos espaços. “Essa, como outras obras que estão sendo executadas pelo instituto aqui na cidade, é resultado de um esforço conjunto. Ninguém faz nada sozinho e a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado têm sido parceiros em todas as intervenções que estão sendo realizadas, especialmente para a revitalização dessa área, considerada há 20 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirmou.

    Em São Luís, diversas obras do Iphan contam com a parceria da Prefeitura de São Luís para a execução. Através do programa PAC Cidades Históricas, por exemplo, serviços de requalificação de espaços públicos estão em andamento pelo Centro da Cidade como a requalificação urbanística das praças Deodoro e Pantheon e Rua Grande.

    TEATRO ARTHUR AZEVEDO

    Em 2017, o Teatro Arthur Azevedo completou 200 anos de história. O espaço é um dos cerca de quatro mil monumentos tombados pelo Iphan, que contam com proteção municipal, estadual e federal. Além da reforma de áreas como camarins, banheiros e setores administrativos, aquisição de mobiliário, pintura geral e implementação de adequadas condições de segurança, foi executada a restauração dos lustres, incluindo o conhecido lustre principal do teatro.

    Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, ressaltou que todos os entes federados estão comprometidos com as iniciativas para revitalização do Centro Histórico. “Estou muito feliz com essa reforma. Onde tem cultura, não há política e é por isso que agradeço ao Iphan e à Prefeitura de São Luís pela parceria de sempre e pela colaboração com a cultura maranhense”, disse.

    MAIS INVESTIMENTOS

    Além das obras do programa PAC Cidades Históricas, a Prefeitura de São Luís fechou acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em outras ações para a requalificação de espaços do Centro Histórico que vão contemplar requalificação de prédidos e espaços públicos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo