PCdoB continua principal aliado do PT
A relação do PCdoB com o PT em nada altera com o anúncio da pré-candidatura da deputada gaúcha Manuela D´ávila à presidência da República. A saudação respeitosa de líderes petistas ao movimento do PCdoB demonstra bem isso. E a presença garantida da presidente do PT, Gleise Hofmam, na solenidade de abertura do Congresso do PCdoB que apresentará o nome da deputada Manuela confirma de forma enfática o fato.
José Sarney e a filha Roseana tentam aproveitar o lançamento da pré-candidatura para alardear um distanciamento do PT com PCdoB, no que tem sido ajudados por alguns petistas ligados à oligarquia. O objetivo deles é claro: tentar colar a imagem de Roseana a Lula na população maranhense, dado o elevado índice de intenções de votos que tem o petista.
Petistas e comunistas dificilmente estarão em palanques presidenciais separados nas eleições de outubro do ano que vem. E a relação será mantida também no Maranhão com PCdoB e PT no mesmo palanque. Esta certeza faz os sarneysistas se movimentaram tentando utilizar a pré-candidatura de Manuela Dávila como fator de distanciamento que na prática não ocorreu nem ocorrerá.