Logo
  • ELEIÇÕES 2020

    Ibope simula 2º turno em São Luís com apenas 3 candidatos antes mesmo dos resultados sobre as intenções de votos no 1º turno

    A pesquisa Ibope divulgada na última sexta pela TV Mirante simulou um segundo turno com apenas 3 candidatos antes mesmo dos resultados sobre o primeiro turno das eleições do dia 15 em São Luís.

    O Ibope apresenta primeiro as perguntas espontânea e estimulada sobre em quem o eleitor votaria para prefeito se a eleição fosse hoje.

    Em seguida em quem ele votaria se tiver um segundo turno e tivesse que escolher entre Duarte X Eduardo Braide; Duarte X Neto Evangelista e Eduardo Braide X Neto Evangelista.

    Ou seja, antes mesmo de saber quem seria os 3 primeiros colocados e com maiores chances de ir para um provável segundo escrutínio, o Ibope já indicava os nomes de Braide, Duarte e Evangelista.

    Embora conste do questionário (P04), o instituto tradicionalmente contratado pela emissora da família Sarney ainda destacou em negrito que o entrevistador não leia para o entrevistado “NINGUÉM/ NENHUM/ BRANCO/ NULO”.

    Ou seja, o entrevistado que tivesse optado por outros candidatos no primeiro turno teria que escolher apenas entre os três, levado a crer que o nome de sua preferência já era carta fora do baralho.

    Neste sentido, a pesquisa induz todo o eleitorado a acreditar que ela é resultado de uma segunda etapa, realizada após os números do primeiro turno apontarem as lideranças de Braide, Duarte e Evangelista!

    LEIA O QUESTIONÁRIO COMPLETO PUBLICADO NO SITE DO TSE

    E pior, a TV Mirante além de só divulgar as duas hipóteses com o nome de Eduardo Braide, ressaltou que o candidato do partido bolsonarista venceria em ambas.

    Quer mole ou quer mais?!!!

    O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro. A pesquisa foi registrada sob protocolo MA-05018/2020 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

    Assista a matéria da TV Mirante

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo