Logo
  • A VIDA É COMBATE

    Frutos da terra: MST recebe prêmio internacional de direitos humanos na Espanha

    Reconhecimento acontece diante de uma série de ações de solidariedade empreendidas pelo movimento durante a pandemia

    Ação de Solidariedade do MST durante a pandemia | Foto: Wellington Lenon/MST

    Por Lucas Rocha (Revista Fórum)

    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe neste sábado (11) uma premiação na Espanha em razão de sua luta pelos direitos humanos. O movimento levou o prêmio “Acampa – Pola Paz e Dereito a Refuxio” em votação popular.

    “Para mim, é uma alegria imensa cumprir a tarefa de receber esse prêmio de reconhecimento ao MST. É muito importante ouvir entre as reflexões, que o modelo de desenvolvimento adotado pelo sistema capitalista tem colocado o mundo em colapso, mas que o MST se coloca como alternativa e esperança”, disse Marina dos Santos, diretora do MST.

    Maria foi à Corunha, na Espanha, receber a premiação da Rede Acampa.

    Um dos organizadores do prêmio, Alfonso Vázquez González, disse que que o MST é uma referência na defesa dos Direitos Humanos, enquanto uma das maiores organizações sociais mobilizadas em todo o mundo. “Considero pela grandiosidade das pessoas que ele [MST] chega, chega às pessoas com menor recurso econômico”, afirmou.

    Isso é destacado por Marina Costa ao comentar sobre a atuação do movimento durante a pandemia de Covid-19. “[O MST] está preocupado com a natureza, com as relações sociais, com a construção da democracia, com a dignidade das pessoas e a solidariedade”, disse.

    “Esse prêmio de reconhecimento se estende a todas às famílias que lutaram, que lutam, que garantiram a resistência ativa, que atuaram na defesa da vida”, completou, lembrando das 585 mil vidas perdidas durante a pandemia.

    Além do MST, será premiado o ativista Nicanor Acosta na categoria local.

    Com informações do MST

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo