Dino quer lista de 400 fantasmas para “esclarecer a verdade”
Blog do Jonh Cutrim – O governador Flávio Dino cobrou, na tarde desta terça-feira (21), a divulgação da lista de “400 fantasmas” que existiriam na Secretaria de Saúde em 2015, conforme investigação da Polícia Federal na Operação Pegadores, que apura indícios de desvios de recursos públicos federais por meio de fraudes na contratação e pagamento de pessoal, em Contratos de Gestão e Termos de Parceria, firmados pelo Governo do Maranhão, na área da saúde.
“Queremos a lista para ajudar a apurar a alegação. Já requeremos oficialmente 2 vezes e nada. Um delegado da Polícia Federal afirmou ao país que havia essa lista de “400 fantasmas” em 2015 e nós queremos apurar administrativamente. Onde está a lista?”, cobrou Dino.
A PF apurou a existência de cerca de 400 pessoas, que teriam sido incluídas indevidamente nas folhas de pagamentos dos hospitais estaduais, sem que prestassem qualquer tipo de serviços às unidades hospitalares. Os beneficiários do esquema seriam familiares e pessoas próximas a gestores públicos e de diretores das organizações sociais.
“Investigações não podem ser conduzidas como peças políticas ou puramente midiáticas. Inventaram uma sorveteria “jocosa”. Será que a lista de “400 fantasmas” também foi inventada?”, acrescentou o governador. Foi detectado que uma empresa registrada como sendo uma sorveteria passou por um processo de transformação jurídica em 2013 e se tornou uma empresa especializada na gestão de serviços médicos. Essa empresa foi utilizada para a emissão de notas fiscais frias, que teriam permitido o desvio de mais de R$ 1 milhão.
“A linha do nosso governo sempre foi e continua a ser de colaborar com todas as investigações sérias e isentas. Por isso queremos a lista. Para ajudar a esclarecer a verdade, qualquer que seja ela”, finalizou Flávio Dino.
O Camarada FD deveria então pedir ao Secretário de Saúde do Estado, que ele próprio nomeou, a lista com esses nomes. Afinal de contas, o secretário foi informado da folha de fantasmas em 2015 – a menos, é claro, que a voz na gravação não seja do Sr. Lula, e sim de Sarney ou então de Ricardo Murad, o que é bem possível na versão turbinada dos fatos geralmente adotada pela cúpula e arredores da Repúblika Demokrática do Maranhão. Pobre Maranhão…
Vamos ver policia federal kade a lista vamos apura? Ou nao? , ja foram dois pedidos , nao vamos perder a credibilidade com o povo, porque se for so disse que me disse , o povo nao vai mais acreditar na nossa policia
ESTA DISPONIVEL CONFORME DESPACHO DA JUIZA:
Antes de tirar a licença, a magistrada ainda deu um despacho que é mais um duro golpe na estratégia de defesa do governador Flávio Dino (PCdoB) e dos seus aliados.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) voltou a pedir à Justiça Federal acesso à lista dos mais de 400 “fantasmas” citada pela Polícia Federal no inquérito.
Ao decidir sobre o pedido, Moraes foi sucinta: mandou que o governo procure a PF para pedir a lista, porque isso já foi autorizado há dias.
“A extração de cópias já foi anteriormente autorizada por este juízo, e considerando que os documentos mencionados no presente feito instruem o respectivo inquérito policial, que se encontra de posse da autoridade policial, deverá a Procuradoria Geral do Estado diligenciar àquela autoridade a sua obtenção, uma vez que já se encontra previamente autorizada”, despachou.
Andre ela autorizou a cópia, e agora a juíza substituta determinou – ao autorizar a obtenção – que a PF disponibiliza a lista