Deputada Thaiza sai em defesa de Flávio Dino e rebate fake news de Chapadinha: “injustiça e covardia”

A deputada Thaiza Hortegal (PP) utilizou o Grande Expediente desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para rebater a notícia falsa que circulou nas redes sociais nos últimos dias, onde o governador Flávio Dino teria constrangido a prefeita de Chapadinha, Belezinha Cordeiro, durante um discurso no próprio município, ocasião em que o governo do estado entregou uma série de ações e benefícios para a cidade.
Hortegal classificou a disseminação da fake news contra o governador uma atitude injusta e covarde, parte de quem exerce a politicagem, sem o menor respeito com o eleitor e principalmente com as mulheres, que fingem defender.
“Os deputados que não estavam lá presentes e que acham que apenas foi uma ofensa ou uma afronta, que eles se retratem porque eu, como mulher e parlamentar, jamais aceitaria ser oprimida por um governador ou por qualquer tipo de homem que seja”, avisou.
“O que muito me chateou como mulher, como parlamentar e como política, onde eu vi alguns deputados federais emitirem uma nota dizendo que o governador desrespeitou e quis oprimir uma mulher por ser prefeita. Fato esse que é mentira, mais uma fake News”, completa.
A deputada lembrou aos desavisados que ela e a deputada Ana do Gás estavam presentes não só ao evento em Chapadinha, mas em vários outros. E que nunca presenciaram qualquer gesto no governador menosprezando o papel da mulher na sociedade e na política maranhense.
“É uma coisa injusta e covarde, uma politicagem baixa o que estão tentando fazer contra o governador, porque tanto eu como a deputada Ana Gás estávamos presentes [no evento], então são duas parlamentares que temos acompanhado o governador e nunca presenciamos essa falta de respeito, nunca presenciamos ele tentar nos oprimir, nos tentar diminuir pelo fato de sermos mulheres. Pelo contrário, tenho o governador Flávio Dino como um grande incentivador na inclusão das mulheres na política”, disse a parlamentar.
Durante seu discurso, Thaiza aproveitou para descrever o que realmente aconteceu em Chapadinha. “Eu espero, de coração, que a prefeita já tenha dado entrada no termo de concessão da UPA, passando para o estado, porque isso era para ter acontecido desde segunda-feira (11), porque, no momento que ela diz que não consegue arcar com a despesa da UPA, que ela [diz que] recebe R$ 75 mil do Governo Federal, a resposta do nosso líder [Flávio Dino] foi somente uma: ‘passe para o Estado, prefeita, que o Estado vai dar conta de gerir e vai funcionar manhã, tarde e noite, como assim tem sido feito dentro do hospital macrorregional’. Ele não citou nenhuma ofensa. Na verdade, temos que ser justos, o governador tem feito muito e irá fazer muito por Chapadinha”, completou.
Entenda o caso
No sábado (9), Dino esteve em Chapadinha para entregar as ruas asfaltadas pelo governo estadual, além de conjuntos esportivos, cartões do programa Vale Gás e ações do Programa de Compras da Agricultura (Procaf) para a cadeia do babaçu. Na oportunidade, a prefeita Belezinha agradeceu “de coração” o Governo do Maranhão, especialmente o próprio governador, pela parceria com a prefeitura.
“Olha, agradeço o governador Flávio Dino pela já pela as obras já realizada que o asfalto da Cohab, pelas parcerias futura, o asfalto do Recanto dos Pássaros, por essa proposta da UPA ser entregue ao Governo do Estado, por que só o Governo mesmo tem condições [financeiras] de manter, né? 2018 e 2019 a UPA funcionou aqui com um atendimento de excelência, porque era mantida pelo Governo do Estado. Quando voltou para o município, nós temos as nossas dificuldades financeiras”, declarou.
Contudo, após a visita, circulou pelas redes sociais um cartão supostamente assinado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, relatando a falsa briga entre o governador e a prefeita. Belezinha, após o evento, deu uma entrevista para jornalistas, onde ela disse o seguinte: “Agradeço ao governador Flávio Dino por mais essa parceria, tem outras que ainda virão, como o IEMA, É uma parceria que já vem de longa data. Acredito que até o final desse ano, do governo Flávio Dino, o Iema vai ser entregue a toda população de Chapadinha e região. Temos também a questão da fábrica de bloquetes, o secretário de estado nos procurou e nós doamos o terreno de propriedade nossa pra construir a fábrica, a gente tá ansioso pra que essa fábrica inicie logo para ajudar não só Chapadinha, mas eu acredito que região também”.
A prefeita também elogiou também o programa do Detran Maranhão, que lançou um curso online para profissionalização de mototaxistas e motofretistas – eles receberão um capacete e um colete de segurança. “Agradeço ao governador os capacetes para nossos moto-taxista. Agradeço a parceria na agricultura familiar, que é muito importante, nós recebemos os alimentos produzidos pelos nossos agricultores e estamos dando o nosso melhor pra aumentar essa produção da agricultura familiar e assim gerar mais renda, gerar mais emprego e renda no município. Então, agradeço de coração a todo Governo do Estado”, completou Belezinha. (com informações do D98).