Braide cai 7 pontos e perde chance de vitória no 1° turno, aponta DataIlha/Band
O atual líder das pesquisas caiu 1 ponto a cada dois dias entre a pesquisa Band/DataIlha divulgada nesta quarta-feira (21) e a anterior em 6 de outubro, na primeira semana se campanha. O deputado Eduardo Braide (Podemos) perdeu 7 pontos de votos válidos na pesquisa estimulada.
Com essa queda, Braide deixou de ter a chance de encerrar a disputa para prefeito de São Luís no primeiro turno. No levantamento do início do mês, Braide aparecia com 54,8% dos votos válidos, enquanto, agora, aparece com 47,6% dos votos válidos.
Além de cair mais de 7 pontos percentuais, seus principais adversários subiram. Duarte Jr (PRB) aparece com 13,1%, Neto Evangelista (DEM) vem logo em seguida com 12% e Rubens Jr (PCdoB) tem 9%. Mais embaixo, Jeisael Marx (Rede) tem 2,8%, Bira do Pindaré (PSB) tem 2,5%, Yglésio Moyses (PROS) 2,2%, Silvio Antônio (PRTB) tem 0,6%, Franklin Douglas (PSOL) tem 0,5% e Hertz Dias (PSTU) tem 0,2%. Brancos e nulos somam 6,8% e não sabem ou não responderam são 11,4%.
Eduardo Braide confia na vitória pelos créditos eleitorais da eleição de 2016, quando chegou ao segundo turno com Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que foi eleito na ocasião. Acontece que Braide é do Podemos, partido da Câmara Federal mais fiel à Bolsonaro, cuja aprovação em São Luís é de pouco mais de 30% e ainda coleciona apoiadores bem impopulares, como o senador bolsonarista Roberto Rocha (PSDB), o deputado federal Edilázio Júnior (PSD) e o ex-secretário de saúde do governo Roseana, Ricardo Murad, que foi preso por corrupção.
O levantamento realizado pela DataIlha foi feito entre os dias 13 e 15 de outubro e ouviu 1080 eleitores. O registro na Justiça Eleitoral está sob o número MA- 04987-2020.