Logo
  • Bira : A trajetória e a fidelidade política de um pré-candidato como garantia para o eleitor

           Bira e o governador Flávio Dino: trincheira em defesa das causas populares

    Emoção, trajetória contada em cordel e um auditório lotado. Foi assim que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou na tarde deste sábado (23), no Rio Poty Hotel, em São Luís, a pré-candidatura de Bira do Pindaré a deputado Federal.

    Com dois mandatos de deputado estadual, Bira possui uma trajetória retilínea que inspira confiança no eleitor e o inclui entre os raros políticos leais às suas ideias e compromissos com as causas populares. Desde o início de sua jornada na pastoral da juventude da Igreja Católica, passando pelo movimento estudantil e sindical (foi presidente do Sindicato dos Bancários) até exercer o cargo de Delegado Regional do Trabalho, durante o governo Lula, onde combateu sem tréguas o trabalho escravo no Maranhão, ele sempre manteve uma coerência político/partidária.

    Depois de mais de trinta anos de militância no PT, ele se viu obrigado a deixar a legenda em 2013 depois de resistir por três anos em uma ferrenha oposição à aliança com o governo Roseana Sarney. Ciente dos valores inerentes à fidelidade partidária e da sua incapacidade de exercer o seu mandato de deputado estadual sem contrariar as orientações do partido na defesa de um governo que considerava desastroso, ele transferiu-se para o PSB, pnde continiua até hoje e pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

    César Teixeira e Bira do Pindaré: Bandeira de Aço

    Um outro aspecto do seu exercício parlamentar é o entendimento da cultura, especialmente a popular, como meio importante de transformação social. Não foi à toa que artistas, lideranças populares, sindicais e representantes de movimentos socias deram um brilho especial à festa que ainda contou com as presenças do presidente do PSB no Maranhão, Luciano Leitoa, do governador Flávio Dino (PCdoB), do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e dos deputados Weverton Rocha (PDT), Rafael Leitoa (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB).

    Em uma mensagem de vídeo, o presidente nacional da PSB, Carlos Siqueira, destacou a atuação de Bira na Assembleia Legislativa e a importância de elegê-lo para o Congresso Nacional. Da mesma forma, Luciano Leitoa falou do perfil do correligionário e lembrou a trajetória política de Bira desde a campanha para Senado em 2006. Naquela oportunidade o deputado obteve mais de meio milhão de votos.

    “Ele é aquele cara que o olhar é o espelho da alma, É isso que nos traz a confiança no deputado Bira do Pindaré. Não tenho sombra de dúvidas da nossa decisão e o que nós pudermos fazer para eleger o Bira do Pindaré deputado Federal, nós vamos fazer!”, garantiu.

    Para Flávio Dino, o pré-candidato a deputado Federal representa o sentimento simples, que liga e conecta as pessoas pela consciência, pelas ideias, mas acima de tudo pela alma, pelo coração. O governador destacou também que, na política, as pessoas fazem escolhas e decidem se querem defender o 1% dos mais ricos e poderosos, ou os 99% da população.

    “E eu tenho certeza eu no dia que o Bira estiver no Congresso Nacional ele vai ser a aquela pessoa que falou uma coisa na campanha, e fez a mesma coisa, como deputado federal, representando vocês e as pessoas mais simples do Estado do Maranhão. Do mesmo jeito que ele fez na Assembleia Legislativa”, reforçou.

    Emocionado, Bira agradeceu a participação de todos os presentes e lembrou a importância que a luta popular, sindical e social tem em sua vida. Ele acrescentou que o desafio é novo, a renovação do Congresso Nacional, mas a luta continua a mesma e ao lado do povo.

    “O grande desafio é a renovação política em Brasília. Infelizmente, hoje o Congresso Nacional é uma vergonha internacional e nós precisamos realmente levar uma política boa, com a experiência de dois mandatos como deputado estadual, da experiência das lutas populares e sociais e com a disposição de enfrentar essa agenda perversa do governo Temer”, afirmou.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo