Aplicativo exibe processos de corrupção contra políticos; Roseana e Sarney são detectados
Uma nova ferramenta que promete revolucionar a busca pela vida pública dos políticos brasileiros já está disponível. O ‘Detector de Corrupção’ é um aplicativo desenvolvido pelo ReclameAQUI, como iniciativa do projeto ‘VigieAqui’, o segmento com foco em cidadania da empresa.
O ‘Detector de Corrupção’ é uma ferramenta gratuita, sem fins lucrativos, apartidária e de utilidade pública, que visa auxiliar os brasileiros a votarem de forma mais consciente.
O banco de dados abrange presidentes, vice-presidentes, senadores, deputados federais e governadores que ocuparam o cargo nos últimos 8 anos. Também estão listados os atuais pré-candidatos à Presidência da República e a governos de Estados.
O aplicativo consolida apenas informações oficiais pulverizadas em diversas instâncias de tribunais, como STF, STJ, TJs e TRFs. Processos sob sigilos de justiça não são exibidos, uma vez que não constam na base de dados oficial do tribunal.
O titular do blog experimentou a nova ferramenta buscando alguns políticos do Maranhão. O governador Flávio Dino, pré-candidato a reeleição, aparece como ‘não detectado’, pois não possui processo de corrupção contra ele.
Já a sua possível concorrente, a ex-governadora Roseana Sarney, aparece com status de ‘detectado’. Assim como o seu pai, o oligarca José Sarney. Ambos possuem processos de corrupção contra eles. Nomes como o do senador Edison Lobão e do deputado federal Hildo Rocha também aparecem como detectados.