Blog do Garrone

Grupo Sarney se divide para conquistar eleição em Imperatriz

sarneys-em-imperatrizDo Maranhão da Gente

Com o segundo maior eleitorado do Maranhão, Imperatriz é conhecida pelo combate e resistência à dominação do clã Sarney. Não por acaso, Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), ambos eleitos com discurso de oposição ao grupo político que comandou o estado por meio século, saíram das urnas com expressiva votação nas eleições para o Governo do Estado de 2006 e 2014.

Esfacelado desde a derrota para Flávio Dino, o grupo liderado pelo ex-presidente José Sarney (PMDB) busca juntar os cacos na cidade. E, para isso, tem investido em três candidatos a prefeito.

O plano A é Ildon Marques, do PSB, aliado do clã Sarney de primeira hora, que hoje conta com o apoio incondicional da família Lobão. Ele chegou à prefeitura pela mãos da ex-governadora Roseana Sarney, que o escolheu como interventor em 1995, quando o município entrou em crise por conta da morte do então prefeito Renato Moreira e da “Revolução de Janeiro”.

Marques, posteriormente, foi eleito prefeito duas vezes, e deixou o governo com índices de rejeição estratoféricos, mergulhado em dívidas e num caos administrativo sem precedentes. Hoje é a maior aposta dos Sarney para retomar o comando da cidade.

O plano B do grupo atende pelo nome de Assis Ramos, um delegado da Polícia Civil que está na disputa apenas para se cacifar para as próximas eleições. Alcunhado de “Xerife Assis”, o candidato ostenta no peito uma estrela do PMDB colocada pelo senador “90% honesto” João Alberto de Souza, podendo, nos próximos dias, contar com presença de Sarney, Roseana e dos demais caciques peemedebistas relacionados à Operação Lava Jato em seu palanque.

Se nada der certo, o grupo ainda pode contar com o empresário Ribinha Cunha (PSC), proprietário do Café Viana, mas sem nenhuma experiência política que o credencie para a disputa. É o escolhido do atual prefeito, Sebastião Madeira (PSDB). Com um desempenho abaixo do esperado nas pesquisas, busca ganhar consistência com a entrada em sua campanha dos deputados Hildo Rocha (PMDB) e Andrea Murad (PMDB).

Até o momento, a estratégia de “dividir para conquistar” adotada pelo oligarca Sarney não tem surtido efeito. Com o apoio de Flávio Dino, que comemora índices de 74% de aprovação no município, a candidata Rosângela Curado, do PDT, lidera na preferência do eleitorado da “Princesa do Tocantins”. É o que mostra a recente pesquisa do Instituto Exata, divulgada esta semana, registrada no TRE sob o número 04562/2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *