Logo
  • Bira repudia evento que debateria ‘os falsos mártires da teologia da libertação’

    O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) repudiou, nesta quinta-feira (19), o evento propagandeado ‘Os falsos mártires da teologia da libertação’, que aconteceria na Universidade Ceuma, em São Luís, no próximo dia 28 de abril. Segundo ele, o evento ataca violentamente a memória dos que lutam e sonham em transformar a realidade do Maranhão, do Brasil e do mundo.

    “Ataca pessoas que são símbolos de uma luta real, concreta, e que pagaram com as próprias vidas para manter as suas convicções. A história de Padre Josimo e a história de irmã Dorothy são histórias conhecida pelo mundo e, infelizmente, a gente tem que conviver com manifestações deploráveis como essa. Não sei quem são os autores, mas, certamente, são pessoas que desejam e que se alinham com o fascismo. E nós não podemos silenciar diante de tais aberrações”, declarou.

    O padre Josimo vivia em Imperatriz e foi vítima da pistolagem no Maranhão. A Irmã Dorothy Stang, da mesma forma, foi perseguida e vitima de pistolagem no Pará. Para o socialista, duas pessoas que doaram suas vidas na luta por justiça e que não merecem ter a memória atacada por pessoas com um sentimento que ele classificou de conservador e retrógrado.

    “A maior prova de amor que pode existir é a doação da própria vida e foi o que essas pessoas fizeram. Realmente é muito difícil a gente ouvir manifestações como essa sem expressar indignação. O sentimento que está por trás de manifestações desse tipo é o mesmo que levou ao assassinato de Chico Mendes, que é uma referência mundial em defesa do meio ambiente e o mesmo sentimento que está por traz do assassinato brutal da vereadora Marielle”, pontuou.

    Ele acrescentou que o debate político no Brasil está acirrado e no mundo, porque a direita se levantou e as pessoas de direita perderam a vergonha de assumir que são de direita. “Agora existe uma legião que ocupa os mais diferentes espaços da sociedade e que defende atrocidades representadas em símbolos como Hitler, o maior líder da história da direita mundial. Essa é a referência deles e querem atacar as nossas referências. Pessoas dignas, honestas, que lutaram bravamente e dedicaram suas vidas para transformar a realidade”, afirmou.

    Com a trajetória vinculada às pastorais sociais da igreja, quando, na Pastoral da Juventude participou de muitas lutas sociais no Maranhão, Bira reafirmou que é de entristecer e lamentar manifestações como esta e cumprimentou o CEUMA por, de imediato, ter emitido uma nota desvinculando a imagem da Universidade ao evento e afirmando que é repudia toda ou qualquer manifestação contrária aos direitos humanos ao exercício da cidadania, com respeito à memória de luta social e ambiental do país.

    “Parabenizo o Ceuma pela reação imediata e, mais uma vez, afirmo que atitudes como essa é um desserviço para a memória daqueles que lutam e que continuam bravamente dedicando suas vidas pelo que há de melhor no ser humano, naquilo que é belo e naquilo que é justo. E não vamos aceitar, em nenhuma hipótese, que essas manifestações se proliferem e simplesmente silenciar diante desse tipo de manifestação. A nossa luta vai prosseguir . Viva, Irmã Dorothy e viva Padre Josimo e viva a luta do povo brasileiro”, concluiu.

    1 comentários para “Bira repudia evento que debateria ‘os falsos mártires da teologia da libertação’

    1. Marco Antonio Carvalho Diniz disse:

      BIRA É UM TREMENDO FARSANTE. AGINDO COMO UM ABSOLUTO PATRIMONIALISTA, USA A CAEMA E O SHOPPING DO CIDADÃO ( BEIRA- MAR ) COMO BALCÃO DE EMPREGOS – O QUÊ , COM CERTEZA LHE RENDERÁ CENTENAS, OU ATÉ, MILHARES DE VOTOS.

      Marco Antonio Carvalho Diniz

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo