Prefeitos podem e devem decidir sobre lockdown nas cidades, diz Flávio Dino

O governador Flávio Dino durante entrevista nesta quinta no Bom Dia Maranhão

Em entrevista exclusiva à TV Mirante, o governador Flávio Dino (PCdoB) descartou a possibilidade, no momento, de novo decreto para adoção de lockdown estadual no Maranhão.    

“Nesse momento posso garantir que até o dia de amanhã, da parte do Governo do Estado, não haverá esse lockdown estadual”, afirmou o governador.

Entretanto, Dino lembrou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece competência concorrente de estados, Distrito Federal, municípios e União no combate à Covid-19.

Ou seja, nas cidades em situação crítica – como é o caso de São Luís e Imperatriz -, os gestores municipais têm autonomia legal para decretar bloqueio total das atividades para controlar o avanço do coronavírus. 

“Agora vamos aguardar se os senhores prefeitos municipais, eventualmente, tendo em vista realidades mais graves, possam adotar medidas nas suas cidades”, ressaltou Dino.

A taxa de ocupação de leitos de UTI em São Luís chegou a 96,65% e em Imperatriz é de 95,45%. Resta saber se os prefeitos de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) e o de Imperatriz, Assis Ramos (DEM) vão ter coragem em adotar medidas mais enérgicas para preservar a saúde da população.

Assista a entrevista Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska