Meia volta volver: Fux proíbe entrevista de Lula e impõe censura prévia na imprensa

“A decisão do ministro Fux é o mais grave ato de censura desde o regime militar. É   uma bofetada na democracia brasileira. Revela uma visão mesquinha da liberdade          de expressão”,  disse Luís Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha.

Lula: o silêncio dos inocentes

 

O ministro Luiz Fux: censura prévia /Foto: Andre Dusek/Estadão

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu na noite desta sexta (28) uma liminar concedida mais cedo por seu colega Ricardo Lewandowski e proibiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar entrevista à Folha na prisão. Conforme a decisão de Fux, se a entrevista já tiver sido realizada, sua divulgação está censurada.

 “Determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”, escreveu Fux.

“Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência”, completou.

No entendimento do ministro, a divulgação poderia causar “desinformação na véspera do sufrágio, considerando a proximidade do primeiro turno das eleições presidenciais”.

Que tipo de desinformação ?

Que sua prisão é ilegal?

Que defenda a candidatura de Haddad ?

Enquanto isso Jair Bolsonaro  diz que não aceita os resultado da eleição que não seja a sua vitória!

A IstoÉ publica fake news sobre um suposto esquema comandado pelo ex-presidente de dentro da prisão para eleger Haddad!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista exclusiva à Folha, em                        janeiro de 2018 – Marlene Bergamo – 28.jan.2018/Folhapress

“A decisão do ministro Fux é o mais grave ato de censura desde o regime militar. É uma bofetada na democracia brasileira. Revela uma visão mesquinha da liberdade de expressão”, disse Luís Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha.

​Fux atendeu a um pedido de suspensão de liminar formulado nesta sexta pelo partido Novo, adversário do PT nas eleições. O processo foi registrado para apreciação do presidente da corte por volta das 19h. Fux é vice-presidente do STF.

Pela manhã, Lewandowski havia autorizado que Lula concedesse entrevista na prisão à colunista da Folha Mônica Bergamo. Ele havia atendido a uma reclamação do jornal que argumentou que decisão da 12ª Vara Federal em Curitiba, que proibira a entrevista, impedia o livre exercício do jornalismo.

“Não raro, diversos meios de comunicação entrevistam presos por todo o país, sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário […] Portanto, permitir o acesso de determinada publicação e impedir o de outros veículos de imprensa configura nítida quebra no tratamento isonômico entre eles, de modo a merecer a devida correção de rumos por esta Suprema Corte”, afirmou Lewandowski na sua decisão, agora suspensa.

(Com informações da Folha de São Paulo)

Uma resposta

  1. Devia dar entrevista ao lado do PRESIDIÁRIO Lula o Fernandinho Beira Mar ou o Marcola. São BANDIDOS do mesmo nível. Aliás, o Lula é muito mais perigoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska