A partir de hoje, dia 20 de julho, os partidos políticos estão liberados para fazer suas convenções para homologação de candidaturas. No Maranhão, o cenário é o melhor possível para Flávio Dino. O governador já tem definido nomes e partidos que caminharão ao seu lado rumo à reeleição. Já a oposição segue batendo cabeça.
Com convenção marcada para o dia 28 de julho, às 8h30, no Sebrae, em São Luís, Flávio Dino já definiu Carlos Brandão como seu vice e Weverton e Eliziane como candidatos ao Senado Federal. Além disso, os 15 partidos que já declararam apoio continuam sólidos na continuidade do projeto de mudanças para o Maranhão.
Já Roseana Sarney, que figura em segundo lugar nas pesquisas, segue tentando resolver problemas internos no seu grupo. Com convenção marcada para o dia 29 de julho, ela ainda não definiu quem será candidato a vice na sua chapa. Fora isso, Sarney Filho e Edison Lobão – nomes que disputarão o Senado – seguem em uma guerra velada. José Sarney ainda tenta angariar Podemos e PRTB para a coligação da filha.
O PSDB fará sua convenção no dia 04 de agosto e também está cheio de dúvidas. A única certeza no partido é o deputado Alexandre Almeida candidato ao Senado. A outra vaga está sendo disputada pelos deputados federais Zé Reinaldo e Waldir Maranhão. Ainda não há indicativo de vice de Rocha, que caminhará sozinho com o partido tucano nas eleições.
A ex-prefeita Maura Jorge é, talvez, a mais desmobilizada de todos os candidatos ao governo. Sem vice nem candidatos ao Senado Federal, ela corre o risco de perder seus únicos dois partidos aliados, Podemos e PRTB, e ficar completamente isolada nas eleições de 2018. A uma semana da convenção, ela precisa correr para se definir.
Enquanto Flávio Dino segue organizado, líder nas pesquisas e dialogando com seus aliados, a oposição está cheia de incertezas, brigas internas e indefinições que podem ajudar a sacramentar a eleição ainda no primeiro turno.
