Parceria entre Seinc, Emap e iniciativa privada retoma operação de contêineres via Porto do Itaqui

Itaqui tem retomada de operação de contêineres 

Após dois anos de tratativas, uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e iniciativa privada resultou na retomada nesta segunda-feira (19), da operação de contêineres via Porto do Itaqui.

Uma carga de produtos de limpeza foi recebida via porto para um grupo de atacarejo do estado e foi o ponta pé inicial para a retomada das operações, que democratizam o Porto, pois, além de permitir a movimentação de cargas com maior valor agregado, possibilitam com que pequenos produtores e cooperativas possam utilizá-lo.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explica que a parceria para a retomada das operações, aliadas a estruturação do Porto do Itaqui, podem agregar valor ao segmento econômico no Maranhão e em outros estados.

“A operação foi um esforço conjunto da Seinc, Emap, Grupo Mateus, Potiguar, Dimensão e Comercial Rofe com as empresas Intrading e Aliança. O grupo Mateus, teve a carga inicial garantindo a operação”, disse o secretário.

O Porto do Itaqui realizou uma série de mudanças visando as operações via contêineres, como a expansão de área de pátio para armazenagem, reestruturação da parte elétrica para o recebimento de contêineres, uma nova central de controle operacional, iluminação dos berços, dragagem na área de manobra de navios, o que vai possibilitar uma maior manobrabilidade e menos restrição com relação a praticagem e recebimento de navios via porto.

Acompanharam a operação, além do secretário da Seinc, Simplício Araújo, o presidente da Emap, Ted Lago, o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, os empresários Wanderson Mendes(Intrainding) e Murilo Alencar(Dimensão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska