Parceria entre o governo do MA e os EUA é um marco no combate global ao coronavírus

Governador Flávio Dino na solenidade virtual de entrega do Hospital de Campanha (Foto: Gilson Teixeira)

A doação dos EUA de um hospital de campanha recebido nesta terça pelo governo do Maranhão é um marco na compreensão da pandemia por coronavírus como um evento global. A importância de enfrentar à Covid em uma ação conjunta com todos os países, estados e municípios, foi reforçada pelo governador Flávio Dino durante solenidade virtual com embaixador americano no Brasil, Todd Chapman.

“Apreciamos esse gesto concreto, reconhecemos como parte integrante do contexto de relações bilaterais saudáveis. Vivemos um desafio adicional sobre todos os entes estatais em níveis globais e não é possível a qualquer nação sozinha enfrentar e vencer esta problemática. A pandemia exige um esforço solidário de todos os países”, ressaltou.

Inicialmente o hospital de campanha destinará 30 leitos aos pacientes diagnosticados com Covid

Por sua vez, Todd Chapman agradeceu a nova oportunidade de cooperar com os maranhenses destacando a expansão da cooperação existente entre o Governo dos EUA e o Governo do Maranhão.

“A nossa prioridade sempre foi trabalhar com brasileiros para combater a lamentável pandemia da Covid- 19, temos trabalhado arduamente buscando ações e soluções para juntos combatermos essa pandemia”, disse.

O chefe de operações do escritório de ligação militar na embaixada dos EUA, major Colin Layne, que também participou da solenidade virtual, observou que a parceria entre os dois países neste momento é muito importante para unir esforços diante desta crise sanitária mundial.

“O Brasil e os Estados Unidos criaram um compromisso muito importante com esta cidade, com esta região e também o mundo inteiro”, acentua.

Além da unidade hospitalar, o governo norte-americano doou, também, material de limpeza hospitalar, EPIs, macas, aparelhos de ar-condicionado e gerador de energia.

 

O secretário Simplício Araújo: continuidade às ações de combate à Covid-19 em Bacabal

Instalado nas dependências do Ciretran de Bacabal, o hospital de campanha funcionará inicialmente com 30 leitos destinados aos pacientes diagnosticados com Covid-19, em auxílio ao Hospital Macrorregional Dra. Laura Vasconcelos.

Em seguida, a unidade ficará à disposição do Estado para atender a população de Bacabal e de toda a Região de Planejamento do Mearim.  

O secretário da Indústria e Comércio Simplício Araújo, responsável pelos diálogos com a embaixada   que viabilizou a doação, destacou que a estrutura implantada em Bacabal é a mesma da utilizada pelas forças armadas norte-americanas.

 “Este hospital é modelo de estrutura de guerra. Já foi usado no Iraque, no deserto, em áreas de regiões muito frias. É térmico e tem cinco ares-condicionados de 40 a 60 mil btus. Possui todo um sistema de reservatório de água e de tratamento de esgoto”, realça.

 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska