
Estadão divulga lista com nomes dos 30 parlamentares que destinaram verbas públicas para compras de tratores e máquinas agrícolas sob suspeita de superfaturamento. Com o objetivo permanente de contrariar uma tendência sensacionalista, esse gosto ‘jornalístico’ pelo escândalo, o blog faz questão de estampar que no rol publicado pelo matutino paulista não consta nenhum deputado ou senador eleito pelo Maranhão.
O esquema das emendas secretas reveladas pelo Estadão foi batizado de ‘Tratoraço’. Os nomes dos 30 parlamentares, entre deputados e senadores, são o resultado de uma investigação com base em planilha interna do Ministério do Desenvolvimento Regional e um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).
________________________________

____________________________

“A planilha do Desenvolvimento Regional, obtida pela reportagem, mostra que todos solicitaram repasses para prefeituras, aprovados em dezembro passado, com recursos de emendas do relator-geral, artifício do orçamento secreto. Resultado: o ministério celebrou 74 convênios classificados pela CGU, em relatório de auditoria recentemente divulgado, como tendo “risco alto ou extremo” de sobrepreço.
O Estadão chegou à lista dos 30 nomes cruzando dados da planilha e do relatório. A autoria continua sigilosa até para órgãos de controle e fiscalização. A não ser que haja um vazamento de informação, a sociedade não tem como saber quem impôs ao governo uma determinada compra com recursos do orçamento secreto. O anonimato garante que parlamentares não sejam associados a eventuais casos de corrupção no uso dessas verbas”, diz trecho da matéria disponível na versão digital de o Estadão.

