Na semana que reafirma apoio a Weverton prefeita de Araioses de Araioses ‘assina’ emenda de R$ 3 milhões no orçamento secreto

Luciana, Weverton e Remir Trinta

Na mesma semana que reafirmou o seu o apoio à pré-candidatura de Weverton, a prefeita de Araioses Luciana Marão Felix (PCdoB), a Luciana Trinta, teve o privilégio dela própria assinar indicação ao orçamento secreto no valor de 3 milhões de reais.

O nome da prefeita consta do relatório de Indicação para Execução Orçamentária em RP9 – LOA 2022, elaborado pela Comissão Mista do Orçamento. RP9 é o símbolo da emenda de relator ao famoso orçamento secreto; artificio criado pelo governo Bolsonaro para convencer, por debaixo dos panos, o Congresso Nacional das prioridades do Planalto.

Com a transparência exigida pelo STF na aplicação das emendas de relator, deputados e senadores aprovaram lei permitindo o registro de pleitos feitos por governadores, prefeitos, instituições privadas e cidadãos comuns.

A pouco menos de três meses das eleições, alguns nobres parlamentares aproveitaram o sufoco do governo em aprovar a PEC Eleitoral e evitar a CPI do MEC, para indicar R$ 6 bilhões do orçamento secreto em duas semanas.

Boa parte dessas indicações foram cadastradas como se tivessem sido feitas por “usuários externos”, com os nomes de assessores de prefeituras e até dos próprios prefeitos constando como autores.

A fórmula evita que o padrinho da emenda encare o preço do privilégio reservado aos bons bolsonaristas.

Os 3 milhões indicados pela renovada apoiadora da pré-candidatura do senador Weverton ao governo do Maranhão serão aplicados – segundo consta do relatório – no “incremento temporário ao custeio de média e alta complexidade – MAC para cumprimento de metas de Araioses-MA”.

O Trinta de Luciana Marão é o sobrenome adotado do ex-deputado e seu esposo, Remir Trinta. Ele ganhou fama pelas acusações e suspeitas de fraudes do uso das então AIHs (Autorização de Internamento Hospitalar) e pela prisão em 1999 por crime de racismo. Trinta, segundo a Polícia Federal do Pará teria insultado um co-piloto da Transbrasil do vôo 060 de São Luís a Belém.

É como diz Ataulfo Alves, laranja madura… na beira da estrada, ou tá bichada, Zé, ou tem maribondo no pé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura ignora setembro verde apesar de 190 pessoas à espera de rim ou fígado

Ciro Gomes abre mão de ser candidato em 2026: “Não quero mais importunar os eleitores”

destacar

Por que será que o MP não apresenta denúncia criminal contra juízes condenados administrativamente pelo CNJ?

Efeito Lula: 14 milhões de brasileiros superam linha da pobreza em dois anos

Parlamentares não responderem por descaminhos praticados por destinatário de emendas alimenta corrupção no país

Receita não cumpre decisão judicial e usa restituição/2024 para compensar multa eleitoral já pago por jornalista em 2023

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska