
Moradores da comunidade de Cajueiro que ocuparam as dependências da Secretaria de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Sidpop, decidiram desocupar o prédio na manhã desta segunda-feira, 26.
A decisão foi comunicada pelos líderes do movimento no domingo, 25, após reunião com o secretário da Sidpop, Francisco Gonçalves e da indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo. Os moradores de Andirobal e Guadiramduba colocaram os principais temas que afligem as comunidades.
Na reunião foi aberto um canal de diálogo permanente entre governo e comunidade para tratar sobre regularização fundiária e políticas públicas e de compensação social. Os temas devem ser debatidos com dirigentes da empresa Porto São Luís. Segundo o secretário Francisco Gonçalves as próximas reuniões serão ampliadas.
Confira o comunicado das lideranças do Cajueiro:
Em decisão tomada na tarde de hoje (25 de agosto de 2019), nós moradores do Cajueiro que estamos ocupando desde a última sexta-feira (23 de agosto de 2019) a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão, tornamos públicas as seguintes informações:
1. A desocupação do prédio ocorrerá às 6h da manhã dessa segunda-feira, 26 de agosto de 2019;
2. Aceitamos a proposta da abertura de um canal de diálogo direto com o Governo do Estado em condições de respeito por nós e com a participação dos nossos grupos parceiros.
Buscamos a garantia dos nossos modos de vida.
Não ocorreu, em nenhum momento da ocupação, dano à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, inclusive cuidamos com nossos apoiadores da limpeza do local.
Os servidores que estiveram em serviço durante o período de ocupação foram respeitados por todos nós.
Moradores do Cajueiro em ocupação na SEDIHPOP
São Luís-MA, 25 de agosto de 2019, 19h30.
