A mídia sarneysista conseguiu superar em descrédito o Ibope no Maranhão ao afirmar que os números da pesquisa divulgados na noite de quinta-feira pela TV Mirante apontam para um segundo turno das eleições, considerando a margem de erro – para mais ou para menos – de 3 pontos percentuais.
Sem qualquer amparo na própria pesquisa, aplicam a margem de erro para mais na soma dos números alcançados pelos adversários do governador Flávio Dino, que segundo o Ibope teria 43% contra 41% dos outros candidatos.
Ora, considerar que os dois pontos percentuais possam ser superados pela margem de erro, sem levar em conta a mesma possibilidade do aumento dessa diferença, é apostar na manipulação.
Como indicar uma tendência a partir de uma única pesquisa?
O mínimo que se poderia, e mesmo assim sob os riscos de equívocos, era emitir uma opinião com base nas taxas de rejeição e os nos resultados da pesquisa espontânea (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em que ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos).
Mas os números do Ibope não contribuem com esse palpite.
Ao mesmo tempo que Roseana, rejeitada por 41% do eleitorado, só é votada espontaneamente por 23% do eleitorado; Flávio Dino, rejeitado por 30%, é espontaneamente votado por 33%.
Já Roberto Rocha, com 19% de rejeição, e Maura Jorge com 14%, tiveram intenções de votos espontâneos de apenas 2% e 1%, respectivamente.
Com rejeições de 13% e 11%, Ramon Zapata e Odívio Neto, não foram sequer citados espontaneamente pelo eleitorado pesquisado.
Flávio Dino é o único candidato que pontuou acima da taxa de rejeição, tanto na consulta estimulada quanto na espontânea.
Aliás, em se tratando do Ibope, a margem de erro pode ter ido para além dos 3%, considerando a pesquisa Exata/JP divulgada nesta sexta sexta-feira, que aponta, caso as eleições fossem hoje, a vitória de Flávio Dino no primeiro turno com 61% dos votos.
A Exata foi registrada no TRE sob o número MA-07442/2018 e o Ibope MA-00502/2018.

Respostas de 2
Mas se a pesquisa feita pelo IBOPE amnado de Sarney é falaciosa e se é mesmo verdade que o Camarada FD já passa dos 60%, para quê se preocupar? Para quê tanto desmentido? O povo já não está doutrinado sobre as delícias e benesses promovidas pela Repúblika Demokrática do Maranhão? O negócio é relaxar – vai dar tudo certo.
Pobre Maranhão…
Já deu tudo certo, Flávio Dino eleito no primeiro turno, não adianta mascarar a pesquisa.
O grupo Sarney não sobrevive com mais 4 anos longe do dinheiro público. O desespero é geral na oligarquia. É melhor toda a família Sarney comprar passagem para o Amapá.