O petróleo e o minério armazenados nos tanques do navio Stella Banner ainda não apresentam sinais de vazamento, segundo informou a Marinha do Brasil em nota divulgada no início da noite de segunda-feira, 2. “Não há nenhum vestígio de vazamento do material”, disse
Na 6ª reunião da Marinha com representantes da Vale S. A, Ibama, Polícia Federal, Ardent Global, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema e Agentes, realizada na Capitânia dos Portos em São Luís, foi confirmada a ausência de vazamento. A observação foi feita por meio se sobrevôos da aeronave Poseidon, do Ibama, nos arredores do navio que está encalhado desde o dia 23 de fevereiro.
A cada intervalo de quatro horas, embarcações “C-Sailor e C-Atlas”, especializadas em recuperação de derramamento de óleo, monitoram a área por meio de radares de oil spiil.
O monitoramento tem apoio do navio de apoio oceânico “Iguatemi” e do hidroceanográfico “Garnier Sampaio” que também controlam o tráfego marítimo na área e coletam água para análise.
Equipes de mergulho prosseguem com os trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.
