Jovens participam de audiência pública para definir cursos do Iema em Bequimão

O Iema vocacional de Bequimão vai funcionar no prédio da escola Liliosa Cantanhede, que passa por reparos para receber os estudantes.
O Iema vocacional de Bequimão vai funcionar no prédio da escola Liliosa Cantanhede, que passa por reparos para receber os estudantes.

Oportunidade de capacitação técnica para entrar no mercado de trabalho. Com esta expectativa, dezenas de estudantes do município de Bequimão participaram nesta quarta-feira, 10, de audiência pública para decidir os cursos técnicos a serem oferecidos pela unidade vocacional do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

“A oferta de cursos técnicos pelo governo do Estado é muito importante para influenciar os jovens que não têm emprego. O Iema traz oportunidade de sermos melhores e como em Bequimão não tem nenhum instituto de ensino técnico veio a calhar, neste momento, pois tem muitos jovens se formando agora no ensino médio e que poderão ingressar nesta instituição, formar e empregar o que vai aprender aqui no município”, avaliou a estudante Mariane Pereira Cunha.

“O governador Flávio Dino e as pessoas que mobilizaram esta oportunidade para os jovens estão de parabéns. Os cursos profissionalizantes do Iema para o município de Bequimão são de suma importância, pois vão garantir oportunidade para a juventude e mais qualidade de vida”, afirmou Neuton César Viegas Alves, que participou da audiência, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.O debate, que contou também com a participação de professores e outros profissionais e lideranças políticas e comunitárias do município, foi conduzido por técnicos da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).

“É um processo de escuta da população para que ela possa definir quais cursos e interesse de formação existem ali. Dessa forma, a oferta do Iema está alinhada às necessidades das pessoas e o investimento do governo em educação profissionalizante tem mais eficácia”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

A partir deste mês, o Iema vocacional deve oferecer cursos técnicos para adolescentes e jovens de Bequimão e outros município da região. Os cursos de agricultura familiar, empreendedorismo, eletrônica, saúde, informática, construção civil foram os mais votados pelos estudantes na audiência pública.

Reforma

O Iema vocacional de Bequimão vai funcionar no prédio da escola Liliosa Cantanhede, que passa por reparos para receber os estudantes. O Iema foi criado pelo governador Flávio Dino para oferecer educação profissionalizante em todas as regiões do Estado. A implantação da unidade vocacional em Bequimão é resultado de iniciativa do vereador Elanderson (PCdoB), que apresentou indicação acolhida pela Câmara de Vereadores e atendida pelo governador Flávio Dino.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska