Itaqui: Entre a arrogância e o despreparo, Edilázio fracassa ao tentar transformar visita de Comissão em picadeiro político

Edilázio, esbravejou e esbravejou, mas acabou tendo que engolir a seco os bons resultados da gestão da EMAP frente ao Porto do Itaqui

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) requereu à Câmara dos Deputados uma visita técnica ao Porto do Itaqui. Nesta quinta-feira, 04, apenas três integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle estiveram na vistoria, em São Luís, e o que era para ser uma maneira de emparedar a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), acabou sendo espaço para divulgação dos bons resultados do governo Flávio Dino à frente do Itaqui.

Contando com apenas um membro titular da Comissão, o deputado federal Aluísio Mendes (Pode), e dois suplentes, o próprio autor do requerimento e Márcio Jerry (PCdoB), a visita técnica começou de maneira curiosa. Na primeira parada para vistoria de funcionando dos berços do Porto, todos desceram para acompanhar técnicos da EMAP, menos o deputado Edilázio e outros oposicionistas.

O fato chamou a atenção da imprensa que estava presente, que viu apenas parlamentares governistas, secretários de Estado e técnicos de órgãos que foram convidados a participar da vistoria, como Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e um representante do Ministério da Infraestrutura. Liderados por Edilázio, os parlamentares de oposição se recusaram a participar da visita técnica aos berços de atracação de navios.

Na segunda parada prática, em uma sala de comando das operações do Porto do Itaqui, o deputado autor do requerimento se negou a adentrar a local para ouvir as informações que funcionários da EMAP explicaram aos demais. Focado em tumultuar e emparedar o governo do Estado, Edilázio se negava a participar da vistoria técnica que ele mesmo pediu.

Mais preocupado em fazer politicagem com a situação do que conhecer de perto o funcionamento do Porto do Itaqui, o deputado do PSD deu um verdadeiro ataque nervoso na sala em que aconteceria uma mesa-redonda com todos. Ele exigiu que os secretários de Estado presentes se retirassem do local, alegando que eles não haviam sido convidados para participar da vistoria.

A atitude abusiva de Edilázio chamou a atenção dos presentes, sobretudo dos representantes de órgãos que estavam na sala. O arroubo de fúria dele foi contido pelos deputados Márcio Jerry e Aluísio Mendes, que esclareceram a importância da participação de membros do governo para dirimir quaisquer dúvidas que fossem surgir durante a reunião.

O presidente da EMAP, Ted Lago, fez uma vasta explicação sobre o salto de qualidade que o Porto do Itaqui deu durante os últimos quatro anos sob o comando do governo Flávio Dino. Ele mostrou, em números, como uma empresa antes deficitária havia se tornado um dos portos mais importantes do Brasil.

As explicações de Lago deixaram Edilázio sem palavras. E restou ao deputado tentar atacar a EMAP com uma série de denúncias vazias que foram explicadas uma a uma por membros do governo do Estado. Até mesmo outros parlamentares de oposição, como Aluísio Mendes, saíram da vistoria elogiando a atual gestão do Porto do Itaqui.

Representantes do Ministério da Infraestrutura e da CGU também fizeram ponderações laudatórias ao que foi lhes apresentado durante a reunião. Assim como acontece no âmbito nacional, constantemente, a atual gestão do Porto do Itaqui foi bastante exaltada pela eficiência, competência e probidade.

O que era para ser uma visita com o intuito de macular a imagem da EMAP, acabou se transformando em mais uma vitrine nacional e atestado de boa gestão do Porto do Itaqui.

Restou a Edilázio Júnior engolir a seco a própria ira…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska