A política estadual de Direitos Humanos do Governo do Maranhão estará em foco na programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e que será realizada no período de 3 a 10 de dezembro, em instituições, escolas, praças e espaços públicos de São Luís.
Este ano, a programação vai refletir o tema “Desenvolvimento: uma questão de direitos humanos”, como forma de ampliar a reflexão sobre o conceito de desenvolvimento social na perspectiva da garantia e acesso aos direitos humanos, como explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição.
“Este ano, o evento tem como foco o tema do desenvolvimento como questão de direito humano, por considerarmos que não é possível pensar o desenvolvimento apartado do combate às desigualdades, das políticas de inclusão social. Nesse sentido, vamos trabalhar temas fundamentais como a questão da pessoa com deficiência, o combate ao trabalho escravo e o enfrentamento a extrema pobreza no estado do Maranhão, com foco nos municípios do Plano Mais IDH, que hoje são ações e políticas públicas do Governo do Estado”, disse Francisco Gonçalves.
Por meio da campanha digital #IssoÉDireitosHumanos, a Sedihpop também estimulará a participação social e o debate tanto no evento quanto nas redes sociais sobre a importância da pauta dos direitos humanos no estado do Maranhão, com o objetivo principal de desmitificar preconceitos, por meio de conteúdos sobre respeito, igualdade e promoção de direitos. Em tempos de crise e discursos de ódio a ação se faz necessária para promover informações acertadas, debate e empatia nas redes. Para isso, foi criado um grupo no Facebook chamado “10 Dias da Campanha Digital #IssoéDireitosHumanos”, que vai compartilhar conteúdo sobre a ação entre os dias 1 e 10 de dezembro e também no Facebook e instagram Direitos Humanos Maranhão.
Desenvolvimento humano
Um dos destaques da programação será o Seminário Mais IDH, no dia 7 de dezembro, que servirá de avaliação das estratégias de ações dos três anos iniciais de execução do plano de governo criado para levar desenvolvimento econômico e social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O seminário teve inscrições prévias e terá a participação de técnicos com atuação relacionada diretamente ao Plano Mais IDH e palestrantes convidados.
“Além da avaliação das estratégias do Plano Mais IDH ao longo de três anos, durante o seminário acontecerá também a Solenidade de Adesão do Maranhão aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta ação servirá para a consolidação de políticas públicas a longo prazo, com metas definidas para garantir ações que promovam o desenvolvimento sustentável no Estado, equilibrando as dimensões econômica, social e ambiental”, explicou o secretário adjunto de Promoção do IDH da Sedihpop, Bruno Lacerda.
Programação
A abertura da programação será neste domingo (3), com uma caminhada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a partir das 15h, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Reserva do Itapiracó, e contará com diversas atividades culturais inclusivas: oficinas artísticas, atividades esportivas, dança, jogos teatrais, capoeira e show com as cantoras Andrea Frazão, Anastácia Lia e a banda do Bloco Afro Akomabu.
“Será um dia de bastante integração e afeto pelo direito humano de convivência mútua na diversidade entre todas as pessoas, além de ser uma data importante mundialmente por refletir o protagonismo das pessoas com deficiência pelo acesso todos os outros direitos”, destacou Beatriz Carvalho e Silva, secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedihpop.
Nos dias 4 e 6 de dezembro acontecerá a exibição de filmes na mostra Cine Direitos Humanos. Na segunda-feira, a sessão acontecerá na Escola Modelo, horário das 9h, e no CE Antônio Ribeiro Silva, as 15h; na quarta, a exibição acontecerá na CE Prof Dayse Galvão, às 15h.
Na quarta-feira, dia 6, a programação debaterá o tema do trabalho escravo e também a importância política da mulher na luta pelos direitos humanos. Pela manhã, às 9h, no auditório da Sedihpop, acontecerá a oficina de atualização e monitoramento do Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo, com apresentação de dados e diretrizes estratégicas de atuação; e à tarde, das 14h às 18h, no auditório do palácio Henrique de La Rocque, será realizado o painel “As mulheres e a luta pelos direitos humanos”, com a participação da socióloga e professora Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo Dilma Rousseff, ação em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.
As atividades da Semana Estadual de Direitos Humanos continuam na quinta-feira, dia 7, com o Seminário Mais IDH, das 9h às 18h, no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e na sexta-feira, dia 8, atividades esportivas e de cidadania acontecerão nas quadras do bairro da Liberdade, com serviços de emissão de documentação básica pela equipe do Procon/Viva e a realização do torneio “Esporte combina com Direitos Humanos”, no horário das 8h às 13h.
O encerramento das atividades contará com atrações culturais no final de semana. No sábado, dia 9, às 8h, o grupo Feijoada Completa vai animar os visitantes da Feirinha da Ponte, na área do entorno da ponte Bandeira Tribuzzi; e no domingo, dia 10, um grande ato-show na Feirinha da Praça Benedito Leite fechará a programação com a presença dos artistas Cesar Teixeira, Bloco Afro Akomabu e Grupo Feijoada Completa, a partir das 8h.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA: 3/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Local: APA – Reserva Itapiracó
Horário: 15h
DIA: 4/12 – Cine Direitos Humanos
Local: Escola Modelo
Horário: 9h
DIA: 4/12 – Cine Direitos Humanos
Local: CE Antônio Ribeiro Silva
Horário: 15h
DIA: 6/12 – Cine Direitos Humanos
Local: CE Prof Dayse Galvão
Horário: 15h
DIA: 6/12 – Oficina de Avaliação do II Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo
Local: Auditório da Sedihpop
Horário: 14h às 18h
DIA: 7/12 – Seminário Mais IDH
Local: Auditório Paulo Freire (UFMA)
Horário: 9h às 18h
DIA: 8/12 – Torneio – “Esporte combina com Direitos Humanos”
Local: Quadras do bairro da Liberdade, Unidade do Canaã – Vinhais – unidade feminina – Vinhais – Aurora
Realização de serviço de emissão de documentação Básica pelo Procon/ Viva
Horário: 8h às 13h
DIA: 9/12 – Feira Cultural na feirinha da Ponte
Ato Show: Atração – Feijoada Completa
Horário: 8h
DIA: 10/12: Ato Show feirinha da Praça Benedito Leite
Atrações:
Bloco Afro Akomabu
Feijoada Completa
Horário: 8h
