
O governo Bolsonaro já estuda fechar unidades do Instituto Federal no país. Na intenção de reduzir a rede de educação profissional, científica e tecnologia, o recém inaugurado campus do Instituto Federal do Maranhão em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, está na alça da mira. A proposta seria fechar as portas da unidade de ensino federal, transferindo alunos para outros campus da região metropolitana.
Com orçamento anual de R$ 680 milhões no estado o Instituto federal está instalado em 27 cidades do Maranhão, sendo seis dos campi na região metropolitana de São Luís: três na capital, São José de Ribamar, Alcântara e o campus avançado em Rosário.
O atual reitor do Ifma, Roberto Brandão, foi reeleito para mandato de 4 anos em 2016. O Ifma de São José de Ribamar não oferece curso de graduação.
Está nos planos do governo instalar um campus do Ifma no antigo prédio da Empresa Brasileira de Comunicação, EBC, em São Luís, desativada no estado no início deste ano. Nestas instalações funcionaria uma TV controlada pelo instituto.

Respostas de 6
Muita desinformação em uma publicação só. O IFMA S José de Ribamar oferece sim curso de graduação em Administração – Processos Gerenciais, com duas turmas já. E outra, esses 600 milhões é quase o triplo do orçamento do IFMA.
Pois é! O Ifma_sjr tem graduação siiim…. Publicação mal informada..AFF
Caro jornalistas, no sentido de esclarecer de forma clara, transparente e sem paixões. Gostaria que o nobre jornalista me passasse a fonte desta notícia, com todo o respeito e admiração.
Fake nessa. https://portal.ifma.edu.br/2019/07/18/nota-de-esclarecimento-2/
O IFMA não tem todo esse orçamento e ao contrário do que diz, o Campus São José de Ribamar tem cursos superior.
Sou estudante do campus São José de Ribamar: esto aq pra diser qui esse ifma é uma bosta. O meior campus é o Maracanã aquela merda. Essa merda é feike, maria clara, sua vadia, eu te quis e vc não me asseitou. Adeus …..
Isso é muita injustiça, o campus tem sim graduação em processos gerenciais, eu como moradora de Ribamar vou á luta par que isso não aconteça.