Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

Em São Luís, um dos eventos teoricamente mais tradicionais da cultura popular maranhense, a Festa da Juçara, chega à sua 56ª edição neste domingo, dia 5, prometendo, segundo mídia oficial, “ser a maior da história, reunindo milhares de pessoas em uma programação que valoriza a tradição e apresenta novidades na estrutura e atrações culturais”. 

Além do apoio à festa, o governo Brandão deve mobilizar durante os 21 dias de festejo – encerra domingo, 26 – todo arsenal técnico com o objetivo de distinguir e mercantilizar a polpa da fruta, reduzida a exemplo de hábito alimentar. Uma curiosidade desse povo comedor de camarão seco piticaia.  

Sem qualquer bairrismo regional ou concorrência de marca, a Jussara ocupará espaço no mercado como uma novidade ao Açai. Ambos frutos amazônicos, aparentemente idênticos, porém distintos no sabor, nos valores nutricionais e nas palmeiras.  

De sabor mais forte, azedinha igual vinagreira, ligeiramente mais ácida, a juçara tem baixíssimo teor de gordura e notável concentração de antocianinas (antioxidantes que dão a cor roxa), o que a torna uma potente aliada contra o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, segundo literatura especializada. 

Por inciativa da professora Rosa Mochel,que identificou a grande quantidade de juçarais no Maracanã, a Festa da Juçara teve início em 1970, alcançando popularidade, inclusive por ausência do açai. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

Prefeitura ignora setembro verde apesar de 190 pessoas à espera de rim ou fígado

Ciro Gomes abre mão de ser candidato em 2026: “Não quero mais importunar os eleitores”

destacar

Por que será que o MP não apresenta denúncia criminal contra juízes condenados administrativamente pelo CNJ?

Efeito Lula: 14 milhões de brasileiros superam linha da pobreza em dois anos

Parlamentares não responderem por descaminhos praticados por destinatário de emendas alimenta corrupção no país

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska