“É a hora dos democratas desse país estarem unidos”, diz presidente nacional da OAB em solenidade no Maranhão

Flávio Dino e o presidente da OAB Felipe Santa Cruz e a honraria Ordem dos Timbiras, no grau Grã-Cruz

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, esteve no Maranhão, nesta quarta-feira (18), para receber a honraria Ordem dos Timbiras, no grau Grã-Cruz, das mãos do governador Flávio Dino, e a medalha de mérito legislativo Manuel Beckman, do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto.

Felipe Santa Cruz foi alvo de ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, no final do mês de julho, sobre as circunstâncias do desaparecimento de seu pai, Fernando Augusto Santa Cruz, durante a ditadura militar (1964-1985). Durante a solenidade no Maranhão, o presidente da OAB agradeceu a Flávio Dino pela comanda e reiterou que “agora é a hora dos democratas desse país estarem unidos”.

“Os democratas que militam no Legislativo, no Executivo, na sociedade, os democratas que estão no Judiciário. É hora de os democratas brasileiros acenderem a luz amarela. A democracia não é um fato da natureza, ela não é dada. Ela é conquistada todos os dias com vigor”, afirmou Santa Cruz.

Para o presidente da OAB, a democracia está sendo atacada nas suas bases. “A retirada de direitos, a supressão da capacidade de solidariedade das marcas do povo brasileiro, a solidariedade, a generosidade, como esse ato marca, pluralismo, tudo que nós construímos como marca da nossa democracia, principalmente a partir de 1988, está sob ataque”, disparou.

Santa Cruz falou dos perigosos ataques que vem recebendo de setores da sociedade e até da política brasileira, que ele classificou como os que não querem espaços de diálogo, e enfatizou a importância da defesa intransigente da liberdade e da democracia para que mortes, como a do seu pai, não voltem a ocorrer.

“Essa homenagem é apenas uma dose de energia para que saiamos daqui mais unidos, serenos, generosos, capazes do diálogo, como sempre fomos, mas certamente incapazes de dar só um passo que seja em direção ao autoritarismo”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parlamentares não responderem por descaminhos praticados por destinatário de emendas alimenta corrupção no país

Receita não cumpre decisão judicial e usa restituição/2024 para compensar multa eleitoral já pago por jornalista em 2023

Marcha ignora 40 anos sem solução do assassinato de Margarida Alves e perde oportunidade de clamar por Justiça

Transparências meia-boca e vigiada nos casos sem segredo de Justiça limita jornalista e mantém advogado sob rédea curta

Banco do Brasil permite que R$ 11 mil de golpe aplicado em conta de jornalista no MA pague IPVAs em SP

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska