
O governo do Maranhão inaugurou na manhã desta quarta-feira (04) mais uma Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), desta vez na cidade de Cururupu. Durante sessão deliberativa da Câmara dos Deputados, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) comemorou a inauguração, parabenizou o governador Flávio Dino e destacou o sucesso da instituição.
“Nós queremos registrar com muita alegria que hoje a cidade de Cururupu está em festa com esta unidade plena do IEMA, que é uma escola pública de qualidade, com salas climatizadas, com ginásio esportivo, com laboratórios, em tempo integral e com formação profissional”, ressaltou.
O parlamentar lembrou que enquanto o Governo Federal ataca e corta recursos para a educação, o Governo do Maranhão continua investindo fortemente em educação. “Eu fui Secretário da Ciências, Tecnologia e Inovação, acompanhei todo esse trabalho desde o início e fico muito orgulhoso de ver hoje esse sonho se realizar”, comentou.
Por fim, o deputado cumprimentou o povo de Cururupu e parabenizou o governador Flávio Dino, reitor Jhonatan Almada e toda a equipe que esteve envolvida e batalhou pela concretização de mais essa unidade plena do IEMA.
Comissão de Educação da Câmara
Durante a reunião da Comissão de Educação desta quarta-feira (04), o deputado Bira subscreveu os requerimentos de n° 238, 239, 240 e 242. O primeiro requer a realização de Audiência Pública para debater o processo de nomeação dos reitores das Instituições Federais do Ensino Superior. O segundo trata sobre um convite ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para falar sobreas mudanças no critério de concessão das bolsas de estudo. O terceiro e o quarto também solicitam realização de Audiência Pública. O primeiro para debater a importância da educação para o combate à disseminação da Fake News; enquanto o segundo visa discutir a Pedagogia da Alternância e as experiências educacionais pelo país.
Seminário: Soberania Nacional e Popular
Bira participou ainda do Seminário sobre a Soberania Nacional e Popular contra as privatizações, que reuniu políticos, lideranças e representantes de movimentos sociais em defesa das empresas públicas, do emprego e da soberania do país. Segundo Bira, um debate amplo, urgente e necessário que discutiu a atual situação política, econômica e social que o país enfrenta.
