
Para o governador Flávio Dino, o presidente Jair Bolsonaro perde muito tempo com “ilusões, delírios, fantasias e conspirações” na guerra contra a escalada do novo coronavírus no Brasil.
A avaliação do governador maranhense foi reproduzida em reportagem do jornal britânico The Guardian desta quinta-feira (26/03), sobre o comportamento anticientífico que Bolsonaro vem adotando sobre a Covid-19 que até o momento já matou mais de 23 mil pessoas em todo o planeta.
Flávio Dino acredita que a postura anti-científica do presidente é fruto de uma “convicção de que o coronavírus é um complô político e não uma emergência de saúde pública”.
“Ele acha que isso é uma invenção da mídia e uma conspiração chinesa que faz parte de sua batalha pela hegemonia com os EUA. Ele deve ter ouvido isso de Trump ”, disse Dino.
A reportagem do The Guardian foi publicada no mesmo dia em que o Palácio do Planalto lançou a campanha “O Brasil não pode para”, em defesa da flexibilização do isolamento social para proteger a economia.
O Reino Unido chegou a adotar o “isolamento vertical” defendido por Bolsonaro (que isola apenas idosos e portadores de comorbidades), mas voltou atrás. Na semana passada o primeiro-ministro Boris Johnson (que testou positivo para coronavírus!) decretou quarentena e confinamento social. Só no Reino Unido, a Covid-19 já ceifou quase 600 vidas em menos de dois meses.

