O deputado federal Gastão Vieira (PROS) enquadrou o colega de parlamento Hildo Rocha (MDB) durante sessão plenária da Câmara Federal nesta segunda-feira (09). Oposição ao governo do Estado, o emedebista tentou colocar a culpa da morte de índios do Maranhão na conta do Executivo estadual, e foi enquadrado.
“Eu não poderia lembrar ao meu eminente colega Hildo Rocha que toda responsabilidade da defesa dos índios é do governo Federal, é da Polícia Federal, são dos órgãos federais”, disparou Gastão.
Mais cedo, Hildo Rocha fez um discurso completamente fora do tom para tirar a culpa das mortes dos indígenas das costas do governo Bolsonaro e colocá-la na conta do governador Flávio Dino.
“O governo do Estado pode até agir assessoriamente. Mas quem tem a responsabilidade de combater esses graves crimes que ele apontou bem aqui é o governo Federal”, disse Gastão, desarticulando completamente os desvarios proferidos por Hildo Rocha.
“De forma subsidiária, o governo estadual pode ajudar. Mas é o governo Federal que tem de entrar rapidamente que essa questão está tomando um vulto e vai acabar tudo muito mal”, completou Vieira.

Uma resposta
Não é não. Existe o Estado do Maranhão em torno da área indígena – um Estado que oferece ao cidadão uma segurança precária, para dizer o mínimo. Mas vai ver que os madeireiros e demais invasores que entram em choque com os índios vêm direto do espaço sideral. Realmente, a Republika Demokratika do Maranhão tem os representantes que merece – e a maior parte deles enxerga apenas pela ótica do grande Timoneiro, o Kamarada FD, desprezando o óbvio.
Pobre Maranhão…