
TRAJÉDIAO terreiro de mina Ile Ashe Yemowa (Terreiro de Iemanjá), situado na Travessa da Fé em Deus, no bairro Monte Castelo, foi parcialmente destruído por chamas na madrugada deste domingo (1º). Os dirigentes da casa comunicaram que solicitaram investigação policial sobre as causas do incêndio. Há suspeita de intolerância religiosa como vem acontecendo em vários pontos do país.
O terreiro foi fundado pelo babalorixá Jorge Itaci de Oliveira (1941-2013), embaixador da Nação Mina no Brasil, cavaleiro da Ordem de Ogum Xoroque. O terreiro tem origem em 1955, em um antigo sítio no lugar chamado Sarnambitiba, à beira do Rio Anil.
Em 1979, o tambor de mina da Casa de Iemanjá foi filmado para o programa “Brasil, terra da gente”, de Amaral Neto da TV Globo. Publicações estrangeiras e brasileiras como a revista Fatos e Fotos também fizeram reportagens sobre a casa.
Em nota distribuída à comunidade
confira a nota:
O Ile Ashw Yemowa “Terreiro de Iemanjá” em São Luís/MA vem por meio deste, comunicar aos filhos, netos, sobrinhos, amigos e a comunidade afro, que nesta manhã do dia 01/12/2019 sofremos um acidente de incêndio por motivos ainda desconhecidos.
Aproveitamos esta nota com muito pesar para pedir apoio e solidariedade do povo da religião de matriz africana e afro maranhenses através de doações, para que possamos por meio desta corrente, reconstruir nosso terreiro.
Neste dia reforçamos nossa fé e união em Senhora , todos os voduns e encantados. Pedimos aos amigos o cuidado e responsabilidade no compartilhamento das imagens respeitando o sofrimento e a história da nossa casa.
Agradecemos e deixamos os devidos contatos para maiores esclarecimento e informações.
Atenciosamente
A Yalorisha Mãe Deé de Bocó co.
