
Até o dia 31 de julho a musicalidade indígena estará em cartaz em São Luís na 22ª edição do projeto nacional Sonora Brasil que tem como tema “A música dos povos originários do Brasil”. Serão onze apresentações de grupos indígenas de diferentes regiões do país, além de debates e exibição de filmes. Toda a programação é gratuita e acontecerá no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Anfiteatro Beto Bittencourt, Sesc Turismo e Sesc Centro.
A música é um dos elementos mais ricos da cultura e arte indígena e uma porta de entrada privilegiada a um universo tão diversificado, mas ainda desconhecido. Com cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão, quatro circuitos fazem parte dessa programação que é gratuita e tem classificação livre.
Integram a programação os grupos tradicionais: Teko Guarani, do povo Mbyá-Guarani (RS) e Nóg gã, Kaingang (RS); Dzubucuá, do povo Kariri-Xocó (AL) e Memória Fulni-ô, Fulni-ô (PE); Opok Pyhokop, do povo Karitianas (RO) e Wagôh Pakob, do Paiter Surui (RO); e pelo grupo Wiyaé que reúne os trabalhos da artista indígena Djuena Tikuna (AM), da cantora e pesquisadora Magda Pucci (SP) e acordeonista Gabriel Levy (SP) do grupo Mawaca e da pesquisadora Diego Janatã (MA).
O Grupo Wagôh Pakob vive na Aldeia Paiter da linha 9, em Rondônia. Além das canções tradicionais relacionadas a rituais, que relatam narrativas míticas e relembram momentos da história dos Paiter ou que retratam tarefas do cotidiano, os Paiter têm canções atribuídas à criação individual e cantadas somente por seus criadores.
A música tradicional do povo Karitiana, um dos muitos grupos indígenas do estado de Rondônia, é fortemente relacionada ao sagrado. Os anciãos são enfáticos nas orientações sobre a execução dos cânticos de proteção e de aplicação de remédios pelo pajé, que, por exemplo, devem ser cantados sempre da mesma forma e sem os instrumentos de sopro.
Já o circuito Wiyaé apresentará um repertório de arranjos elaborados com utilização de instrumentos musicais não indígenas e o trabalho composicional e artístico de uma indígena da atualidade, mostrando as novas perspectivas sobre identidade cultural desses povos.
Sonora Brasil
Há 22 anos, o Sonora Brasil desperta o interesse do público para expressões musicais identificadas com a história da música brasileira, apresentando grupos que estão fora dos grandes centros culturais.
Programação
Data: 28 de julho/2019 (domingo)
17h30 – Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários da Região Nordeste
Grupo Dzubucuá do Povo Kariri-Xocó (AL)
Grupo Memória Fulni-ô do Povo Funi-ô (PE)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
18h30 – Debate após apresentação com Grupo Dzubucuá do Povo Kariri-Xocó (AL) e Grupo Memória Fulni-ô do Povo Funi-ô (PE)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
Data: 29 de julho/2019 (segunda-feira)
18h – Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários da Região Norte
Grupo Wagôh Pakoh do Povo Paiter Surui (RO)
Grupo Byiyyti Osop do Povo Karitianas (RO)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
19h – Debate após apresentação com Grupo Wagôh Pakoh do Povo Paiter Surui (RO) e Grupo Byiyyti Osop do Povo Karitianas (RO)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
Data: 30 de julho/2019 (terça-feira)
15h – Animação: A História de Zahy (Dir. Otoniel Oliveira)
8 min, 16 anos
17h – Debate
Mediador: Fábio Azevedo
Local: Sala de Vídeo Sesc Turismo, São Luís – MA
15h30 – Cine Sesc: Terra Vermelha de Marco Bechis
105 min,10 anos
Mediador: Fábio Azevedo
Local: Sala de Vídeo do Sesc Turismo, São Luís – MA
18h – Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários do Rio Grande do Sul
Grupo Teko Guarani do Povo Guarani Mbya (RS)
Grupo Nog GÃ do Povo Kaingang (RS)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
19h – Debate após apresentação com Trajeto Percorrido pelo Grupo Nog GÃ do Povo Kaingang e Trajeto Percorrido pelo povo Grupo Teko Guarani do Povo Guarani Mbya
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
Data: 31 de julho/2019 (quarta-feira)
14h – Oficina de Cantos da Floresta “uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro”
Ministrante: Magda Pucci
Local: Sesc Deodoro Prédio Rosa Castro – Sala de Saxofone (Antigo Almoxarifado) – Centro de São Luís/MA
18h – Sonora Brasil – Apresentação Musical Wiyaé (AM/SP/MA)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
19h – Debate após apresentação com o Grupo Wiyaé (AM/SP)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – São Luís/MA
