Projeto estabelece que banheiros químicos sejam adaptáveis para cadeirantes

O deputado estadual Edivaldo Holanda, autor do projeto

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta segunda-feira (02), o Projeto de Lei 184/2019, de autoria do deputado Edivaldo Holanda (PTC), que estabelece a obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos adaptáveis para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção em eventos públicos.

De acordo com o parlamentar, a aprovação do referido projeto é uma vitória para os portadores de deficiência e reflete um novo momento na sociedade. Pelo projeto, o número de banheiros a serem instalados nesses eventos deve ser em torno de 10% do número de participantes.

“Em São Luís acontecem muitos festivais de cunho religioso ou não, que aglutinam milhares de pessoas, principalmente, na orla marítima. Mas, não se observa, até agora, o cuidado com as pessoas que têm dificuldade de locomoção. E essa lei vem para corrigir essa distorção”, afirmou Edivaldo Holanda

Quem comemorou a aprovação da matéria foi a advogada Priscila Selares, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da seccional da OAB/MA. “É uma lei necessária, uma vitória para estas pessoas. Já existia uma norma federal em torno do assunto e, agora, em nível estadual, a questão é solucionada”, asseverou.

Quem também se mostrou satisfeito com a aprovação da lei foi Dilson Bessa, cadeirante e conselheiro municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. “É mais um avanço, mais uma conquista”, destacou.

A desobediência à referida lei levará a uma multa de R$ 5 mil. O próximo passo agora é a sanção da lei pelo governador Flávio Dino, etapa que o deputado Edivaldo Holanda diz que não irá demorar, por conta da sensibilidade do chefe do Executivo do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska