Petistas vão às urnas para escolher dirigentes no MA e endossar o Lula Livre

Por Henrique Bóis

As correntes ideológicas do Partido dos Trabalhadores se enfrentam neste domingo (8) no Processo de Eleições Diretas, PED, instância semelhante ao centralismo democrático leninista com características peculiares. Nos locais de votação estará à disposição do votante um abaixo-assinado que pede a liberdade de Lula e um julgamento justo para o ex-presidente preso há mais de 500 dias.
   O PT é idiossincrático: o que são divergências hoje, no passado foram convergências em nome do pragmatismo camuflado. No Maranhão, o partido reproduz suas amplas contradições. Entre as lideranças prenunciadas em candidaturas há consensos: as realização das necessárias autocrítica e refundação da legenda. Porém, fora do campo ideológico, o pragmatismo fala alto.
   Com Fundo Partidário que ultrapassa R$ 400 milhões, a maior verba entre as 36 legendas registradas na Justiça eleitoral, a escolha dos dirigentes estaduais, municipais e nacional evidencia o tema. De certa maneira serão estes dirigentes que traçarão as formas do gasto destes recursos, forjando candidaturas viáveis para o legislativo e prefeituras nas eleições do ano que vem.
    Quatro chapas disputam o diretório estadual no Maranhão e duas chapas o diretório municipal da capital. Com 50 mil filiados – entre simpatizantes, fantasmas, já mortos e outros mais -, a participação efetiva do eleitorado se reduz a mais ou menos 15 mil, na margem. Praticamente metade deles, cerca de 8 mil, estão e votam em São Luís. O segundo maior colégio eleitoral petista no estado está no município de Penalva.
    Pragmaticamente ideólogo, Augusto Lobato, atual presidente do diretório estadual, revela confiança até pueril na vitória. Com vínculos fortes com o Executivo estadual, Lobato conta com apoio do deputado estadual Zé Inácio, parlamentar que ocupou a direção do Incra no Estado e foi ferrenho defensor da aliança de petistas com o PMDB (hoje MDB). Nunca o incomodou que a replicação desta aliança no Maranhão tivesse evidente tonificação oligárquica.
   No PED passado, Lobato teve apoio do ex-vice-governador Washington Oliveira, que fez par com Roseana Sarney durante seis anos dos 14 que a filha do senador ocupou o Palácio dos Leões. Lobato é da chapa Unidade Petista por Lula Livre no Maranhão. Conta ainda com apoio do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; da secretária adjunta da Sidhpop, Creuzamar de PInho, e de outros históricos do grupo Resistência Petista, defensores da aliança mais à esquerda da legenda no espectro da disputa estadual.
    Dois dos cabeças de chapas petista, Erionaldson e Genilson Alves são apoiados pelo deputado federal Zé Carlos (da Caixa), parlamentar que votou a favor do posse de armas por donos de terras da zona rural, e, por petistas nacionais. O primeiro tem participação folclórica no PED. Genilson Alves vem de repetidas tentativas. Confia no empenho pecuniário do apoiador.
   Francimar tem apoio de Washington Oliveira, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que mantém militância partidária. Quando esteve vice-prefeito em Açailândia, não se fez de rogado no convívio com os tucanos quando o PSDB estava no Executivo municipal.  

   Apesar da disputa acirrada que beira o vale tudo eleitoral, tudo que o PT não deseja é cindir-se. 

Candidatos ao diretório estadual:
AUGUSTO LOBATO – Atual presidente do Diretório Estadual do partido no Maranhão tem apoio do deputado estadual Zé Inácio e de quase todos os nomes do PT dentro do Palácio dos Leões.
ERI – Candidato independente que conta com apoio do deputado federal Zé Carlos da Caixa. 
FRANCIMAR – Secretário de organização do PT apoiado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, TCE-MA, Washington Oliveira.
GENILSON ALVES – Ex-tesoureiro do PT é apoiado pelo deputado federal Zé Carlos da Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais que Azulejos: Por que o Palacete da Rua Formosa deve ser a Casa da Imprensa Maranhense

PF constata que vigília serviria para encobrir fuga após registro de violação de tornozeleira – Leia íntegra do pedido de prisão

PF prende Bolsonaro sem algemas e sem exposição midiática por determinação do STF

I.A. do Google manipula narrativa para negar tentativa de Trump intervir no STF

Deu no D.O

Festa da Juçara é oportunidade de inserir fruto maranhense no mercado

"Quando o mal triunfa o bem se esconde; quando o bem aparece, o mal fica de tocaia"

Wisława Szymborska