
O deputado federal Márcio Jerry criticou, neste domingo (19), o discurso de Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma manifestação que pedia o fechamento do Congresso e intervenção militar em Brasília. Vice-líder do PCdoB na Câmara, o parlamentar classificou como atitude de “miliciano” o posicionamento do presidente da República.
“Bolsonaro partiu para a pregação aberta contra a democracia. Caso gravíssimo de crime de responsabilidade. Debocha da democracia, agride os demais poderes da República e se coloca como miliciano da ruptura na ordem constitucional. Uma atitude inaceitável! Repúdio veemente!”, disse o deputado.
Contrariando as orientações da isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do coronavírus, Bolsonaro reuniu dezenas de simpatizantes que se aglomeraram na Esplanada dos Ministérios. Em cima de uma caminhonete, ele disse a seus apoiadores que “não vai negociar nada” e voltou a criticar o que chamou de “velha política”, mesmo oferecendo cargos ao chamado “centrão” para formar base ao parlamento.
Antes do pronunciamento, os militantes gritaram “Mito”, “AI-5” e “Fora, Maia”, em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Um homem chegou a berrar várias vezes “Fecha o Congresso, o STF”.
