
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, usou as redes sociais para desmentir a notícia compartilhada por alguns veículos de comunicação sobre a extinção do ‘único’ serviço de ortopedia de São Luís.
No Twitter, ele explicou que o fato ocorrido na UPA do Araçagi atendeu uma recomendação do Ministério da Saúde em visita recente de requalificação, para manter apenas o serviço de ortopedia da Vila Luizão.
“O Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, na Vila Luizão, garante atendimento de urgência na área de ortopedia para toda a ilha. Tínhamos o serviço também na UPA do Araçagi, distante a poucos metros dali. A SES acatou recomendação do Ministério da Saúde”, publicou no Twitter.
Carlos Lula ainda criticou a tentativa de gerar aflição nos usuários do serviço e questionou a razão pela qual não são divulgados os investimentos de quase R$ 3 milhões mensais para o funcionamento do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão.
“Obviamente, os profetas do caos não querem saber disso, né? A unidade realiza aproximadamente 400 procedimentos cirúrgicos por mês e atende pacientes referenciados, inclusive quando encaminhados para exames de tomografia. O resto, meus amigos, infelizmente é informação de quem quer apenas desinformar”.
Além do serviço de ortopedia da Vila Luizão, o secretário lembrou também que a Grande Ilha conta com o atendimento do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) referência no atendimento na área de traumatologia e ortopedia, de gestão municipal.
