
O governador Flávio Dino realizou uma nova coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (3) de forma remota e afirmou que a situação no Maranhão quanto ao novo coronavírus está em situação de estabilidade.
No entanto, o governador não descartou a possibilidade da elevação dos indicadores no estado, e atribuiu o possível crescimento dos números, em detrimento da ampliação de testes que serão realizados nos próximos dias, fatores nacionais e sazonais e também por conta da abertura de setores econômicos no estado.
Ainda durante entrevista coletiva, o governador Flávio Dino evidenciou que o Maranhão está há 20 dias com uma taxa de contágio abaixo de 1, ou seja, cada pessoa contaminada está transmitindo a doença para menos de uma pessoa.
Flávio Dino informou também que quanto a falta do uso de máscaras, foram aplicadas advertências, defende ainda o trabalho de conscientização quanto ao uso dos equipamentos de proteção, mas afirma que o descumprimento pode gerar penalidades mais graves para aqueles que não usarem o item de segurança em espaços públicos.
“Quando escrevemos nos protocolos sobre restaurantes, esta é uma orientação técnica que nós repassamos e, obviamente, dentro da consciência cidadã e do livre arbítrio, esperamos que seja cumprida”, afirma.
A lei que torna obrigatório o uso da máscara em espaços públicos e privados, mas acessíveis ao público, durante a pandemia de Covid-19, foi sancionada pelo presidente Jair Boslonaro. A Lei nº 14.019/2020 foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União e diz que as máscaras podem ser artesanais ou industriais.
Com informações do O Imparcial
