
Após o vazamento de áudio em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) diz ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) que dos “governadores de ‘paraíba’ o pior é o do Maranhão”, a popularidade do governador Flávio Dino (PCdoB) cresceu de forma exponencial.
É o que revela estudo de caso desenvolvido pelo jornalista, mestre em Comunicação e Cultura e professor especialista em marketing da USP, Yuri Almeida.
De acordo com o pesquisador, a fala preconceituosa de Bolsonaro se converteu nas melhores taxas de crescimento de seguidores e engajamento do Twitter de Flávio Dino em 2019. “A taxa de crescimento, que em média, registrou aumento de 21,1 mil novos seguidores, subiu para 65,7 mil após a declaração”, aponta Yuri.
Os números foram publicados nesta quinta-feira, 8, no site do LabCaos, laboratório especializado em ciência de dados, inteligência e monitoramento de mídias sociais.
Na análise, o aumento da visibilidade e interesse por termos associados a Flávio Dino tem como pico o dia 20 de julho, exatamente um dia após a constrangedora fala do presidente.
Segundo o levantamento do LabCaos, entre os 27 governadores, Flávio Dino é o terceiro do país em números de seguidores no Twitter. Dino vem atuando constantemente no microblog desde 2008, seis anos antes do seu primeiro mandato como governador do Maranhão.
