
O Corpo de Bombeiros deve emitir nos próximos dias um laudo sobre o incidente ocorrido no prédio da Secretaria Estadual da Saúde apontando possíveis causas e confirmando que a estrutura do prédio não foi comprometida. Informações preliminares obtidas pelo blog dizem que a qualidade da parede do quebra-sol pode ter sido a provável causa.
Feita de forma isolada do prédio – existe um vão entre as estruturas – e ligada por vigas, a parede quebra-sol tinha grande parte da sua espessura feita de barro, além dos tijolos. Isso pode ter contribuído para o rompimento da estrutura, pois o material é de fácil infiltração e pesa com a umidade, o que pode ter levado ao rompimento, já que São Luís tem registrado alto volume de chuvas.
A notícia boa é que, segundo as diversas autoridades que passaram por lá para avaliar o estado da parede e do prédio – além dos Bombeiros, a Defesa Civil avaliou o local -, não existe perigo algum de desabamento do prédio-sede, que não sofreu qualquer avaria com o incidente.
A SES deve proceder com a demolição da parede que ainda resta e construir toda a estrutura novamente.
Perguntar não ofende: quem construiu o quebra-sol da SES?
