
A tendência de queda é contínua no governo do presidente Jair Bolsonaro. Nova pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada nesta quinta-feira (27), aponta que a avaliação positiva, que soma conceitos ótimo e bom, variou de 35% em abril para 32% em junho. A pesquisa foi feita pelo Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria, CNI.
A queda mais acentuada, segundo a pesquisa CNI/Ibope, ocorreu no Nordeste, região do país onde Jair Bolsonaro obteve a menor votação para presidente nas eleições de 2018. A avaliação negativa (ruim + péssimo) do presidente, subiu de 40% para 47% no período. Já a avaliação positiva (ótimo somado com bom) caiu de 25% para 17%.
Na avaliação negativa, soma de ruim e péssimo, a curva é ascendente: subiu de 27% para 32% no mesmo intervalo de tempo. Consideram o governo regular 32% dos pesquisados em junho, recuando em 1% em relação à pesquisa de abril.
Do início do governo até agora, Bolsonaro já perdeu 17% na avaliação das pessoas que achavam seu governo ótimo ou bom, passando de 49% para 32%, segundo a sequência histórica do Ibope. Por outro lado, a avaliação negativa passou de 11% para 32% no período de menos seis meses.
Entre abril e junho, a pesquisa CNI/Ibope mostra que os brasileiros desaprovam a maneira de Jair Bolsonaro governar. Em abril esse índice era de 40%, passando para 48% em junho. Em sentido contrário, a aprovação passou de 46% para 51%, no mesmo período.
Pondo na balança, o número que desaprova Bolsonaro é maior do que aqueles que aprovam a gestão. Desde janeiro, a aprovação do governo vem caindo na série do Ibope: era de 67% em janeiro e caiu 21 pontos. A desaprovação, por outro lado, subiu 27 pontos: foi de 21% para 48%.
O presidente também perde no quesito Confiança. Agora são 51% que dizem não confiar em Jair Messias Bolsonaro.
O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 20 e 26 de junho. O levantamento anterior havia sido realizado de 12 a 15 de abril. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
