Rebeca Santos Nascimento, 8 anos, aluna da UEB Rubens Teixeira Gullar, foi uma das 18 candidatas pré-selecionadas pela escola de Balé Bolshoi no Brasil, na etapa do Maranhão. Rebeca é aluna do programa ‘Dançando e Educando’, criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para estudantes do ensino público fundamental.

O programa, idealizado pela primeira dama do município, Camila Holanda, tem mais de 300 alunas matriculadas. Além de aulas de balé, para a qual elas recebem todo o uniforme (collant, sapatilha e meia), as alunos tem orientações na área pedagógica, objetivando melhor rendimento escolar.
Rebeca agora irá participar da etapa nacional da seleção do Bolshoi que acontece no mês de outubro na cidade de Joinville, no Paraná. Mais de 200 bailarinos e bailarinas participaram do certame realizado em São Luís, com audição no Teatro Arthur Azevedo. Do programa, foram 24 alunas participantes.
“Estou muito feliz em saber que uma de nossas meninas do ‘Dançando e Educando’ foi aprovada na pré-seleção da Escola Bolshoi no Brasil. É muito bom poder contribuir para realização de um sonho, de Rebeca e de outras crianças que participam do programa. Essa iniciativa da gestão municipal permite que aqueles que nunca tiveram oportunidade ingressar em uma escola de dança”, afirmou Camila Holanda.
A seleção da escola Bolshoi no Brasil acontece todos os anos. Os selecionados na etapa final ingressam na escola para o curso básico e técnico de dança clássica. Os candidatos selecionados nascidos de 2001 a 2007 passam por uma aula de ballet e os candidatos nascidos de 2008 a 2010, como a estudante Rebeca Santos Nascimento, passam por exercícios que permitem avaliar o potencial do candidato a se desenvolver no método aplicado pela escola.
