
O Ministério Público e a Defensoria Pública do Maranhão identificaram em vistoria realizada nesta quinta-feira (27), 15 leitos inativos no Hospital de Mulher, administrado pela Prefeitura de São Luís. Segundo relatório, os leitos estariam vagos “por falta de recursos humanos”.
O que chamou atenção é que, logo após a denúncia, o prefeito Eduardo Braide (Podemos) anunciou a abertura imediata de 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital da Mulher.
Para o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), Braide mentiu sobre os leitos desativados e fez “propaganda enganosa enquanto pessoas estão morrendo”.
“Ministério Público e Defensoria Pública identificaram mais uma mentira do prefeito Eduardo Braide. Misteriosamente, mesmo no auge da pandemia em São Luís, 15 leitos estavam desativados no Hospital da Mulher. Braide, enquanto você faz propaganda enganosa, pessoas estão morrendo”, disparou Duarte Júnior.
De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 em São Luís chegou a 89,67%.
O número alarmante corrobora a tese de que Eduardo Braide teria negligenciado ao manter os leitos do Hospital da Mulher inativos, mesmo diante um cenário hospitalar crítico.
